O DIA LIVRE DE IMPOSTOS ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA COM DESCONTOS EM MAIS DE 800 LOJAS

Nesta quinta-feira (4), acontece o evento Dia Livre de Impostos, evento no qual diversos lojistas de todo o Brasil se comprometem a vender seus produtos com descontos no valor geralmente consumido por taxas de tributação. O projeto é organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL).

Ainda durante a madrugada, 836 lojas, de 144 cidades de 18 estados brasileiros já estavam na lista de participantes da ação. Representantes de mais de 30 setores de comércio estão fazendo farte do evento, incluindo lojas de brinquedos, eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, livrarias, restaurantes, entre outros.

O Dia Livre de Impostos já está em sua 14º edição e é a primeira vez que será voltado apenas ao comércio online, devido a pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo Corona vírus. Os descontos devem ser disponibilizados nos canais digitais das lojas a partir desta quinta-feira (4) e caso tenha interesse dos lojistas, as promoções poderão ser estendidas até o dia 7 de junho.

“O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país”, diz texto da organização do evento. De acordo com os organizadores, “em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. O brasileiro trabalha em média 153 dias (cinco meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”.

Os envolvidos na criação da iniciativa garantem que o objetivo é conscientizar “os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentar o seu poder de consumo por um dia”. Mais informações sobre as lojas que estão participando do evento podem ser encontradas no site oficial da campanha O Dia Livre de Impostos. Os lojistas que tiverem interesse em se cadastrar podem acessar este link para aderir.