EMPRESAS DE ÔNIBUS DE MARÍLIA AMPLIAM FROTA DE VEÍCULOS

A partir de segunda-feira (22) as duas concessionárias de ônibus de Marília vão ampliar ainda mais a frota de veículos em circulação na cidade. A medida aplicada pelas empresas busca readequar a disponibilidade de veículos ao oscilante e indeterminado comportamento do fluxo de passageiros desde que a pandemia de COVID se instalou e os decretos municipais de fechamento e flexibilização do comércio vem se alternando ao longo das últimas semanas.

O fechamento e flexibilização do comércio provocou não só uma incerteza na quantidade de passageiros a se transportar, mas também na da manutenção do serviço. Desde março, o transporte em Marília chegou a ser suspenso por completo durante três dias, passou grande período liberado apenas para profissionais de saúde e depois de serviços essenciais, quando estava na fase 1 (vermelha), chegando a uma liberação parcial, de fase 4 (verde), nas últimas semanas, sendo novamente retraído para fase 2 (laranja) a partir de agora.

As concessionárias, que até janeiro transportavam até 50 mil pessoas por dia, registraram na última semana no máximo 8 mil clientes por dia, apenas 16% de sua fonte de recursos, a venda de tarifas. As empresas, entretanto, mantiveram 35% das viagens do normal, ou seja, ninguém perdeu acesso por ônibus a nenhum ponto da cidade. A partir de segunda-feira, entretanto, vai ampliar para 55% das viagens do normal que irá para atender sem risco 16% do público.