LITORAL NORTE DE SÃO PAULO SE PREPARA PARA REABRIR O SETOR TURÍSTICO DA REGIÃO

As cidades do litoral norte de São Paulo já estão se preparando para dar início a retomada do turismo na região. Bertioga, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba estão se organizando para reabrir o setor turístico de forma segura, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde e segurança que foram recomendados pelos órgãos estaduais e municipais.

As administrações municipais vêm realizando um forte trabalho para evitar a contaminação do novo Corona vírus, causador da doença Covid-19. Investindo e se preparando por meio de protocolos de segurança criados pelos órgãos de saúde e reforçando também as estruturas de atendimento hospitalar dessas cidades.

Na cidade de Caraguatatuba, além dos protocolos estaduais, a administração também criou um selo com normas sanitárias do município a serem seguidas. “Estamos criando decretos como o que determina a utilização de máscaras em transportes públicos e transporte por aplicativo, além de comércios e prestadores de serviços, sempre buscando preservar vidas da nossa população e de quem visita Caraguatatuba. Nosso selo municipal, lançado na última semana, também tem o objetivo de garantir o bem-estar não apenas do turista, mas de quem trabalha nos estabelecimentos, cumprindo assim todos os protocolos de segurança e sanitização recomendados pela vigilância sanitária”, informou Maria Fernanda Galter Reis, secretária de Turismo de Caraguatatuba.

Em Bertioga, a conscientização tem sido um dos principais pilares da organização para a retomada do Turismo na cidade. “Nossos meios de hospedagem estão se preparando para um protocolo adequado ao momento em que estamos e para que seus hóspedes sejam recebidos com as medidas necessárias de higiene e saúde. Nessa pandemia, nossa cidade tem sido um exemplo na preocupação com a vida e vamos seguir dessa forma quando pudermos receber os visitantes”, reforçou o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

O secretário de Turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago, ressaltou a forma como a cidade foi pioneira na região no combate à pandemia e garantiu que essa retomada de forma cuidadosa e gradual torna o Litoral Norte do estado um dos principais destinos para os turistas.

“Acredito que todo o Litoral Norte de São Paulo é um dos lugares mais seguros para o Turismo pós-pandemia, porque começamos desde cedo a seguir todas as recomendações de segurança. Trabalhamos alinhados com a mesma ideia de segurar a onda para retomar no momento certo. Em Ubatuba, estamos preparando critérios sanitários e protocolos que os empreendimentos turísticos devem seguir, como a redução da capacidade e regulamentação de uso das praias. E, a partir de julho, a previsão é de que tenhamos a abertura de alguns setores, como hotelaria”, afirmou.

O Circuito Litoral Norte tem incentivado o trade regional a aderir ao selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa visa dar reconhecimento aos profissionais e empreendimento do setor que estão cumprindo com todos os protocolos de segurança e saúde que foram recomendados pelos órgãos oficiais. Além de passar confiança aos turistas que desejam retomar suas viagens para o litoral.

Segundo o secretário Executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, o Turismo Regional será o primeiro a retomar no segundo semestre, seguindo sempre o plano de reabertura do Estado de São Paulo e políticas de cada cidade. Portanto, é de extrema importância que os empreendimentos e profissionais estejam preparados para receber todos os visitantes, com equipes treinadas e equipamentos recomendados para segurança. “É importante esse alinhamento da cadeia do turismo com o poder público, pois o turista precisa dessa segurança”.

O selo é gratuito e opcional e para solicitá-lo, é necessário observar se a empresa atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. O empreendimento deverá colar o selo em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Além disso, o Circuito Litoral Norte lançou uma campanha junto aos principais operadores do país, na qual os novos produtos serão formatados com a segurança da operação, processo de compra e garantia de fluxo de busca qualificada desses canais já consagrados.

 

Fonte: Jornal de Turismo