PREFEITURA DIVULGA BALANÇO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ATÉ ESTA QUINTA FEIRA (25)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está divulgando um balanço da campanha de vacinação contra a gripe na cidade até esta quinta-feira, dia 25 de junho.

Até agora a cobertura vacinal em Marília atingiu 60,42% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 42,95% das gestantes; 35,97% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); 100% dos trabalhadores da Saúde; 100% dos idosos; 46,83% de adultos entre 55 e 59 anos, 69,90% do grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes) e 64,74% dos professores de escolas públicas e privadas.

Também receberam as vacinas 2.007 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 928 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento, totalizando 89.058 doses aplicadas da vacina contra Influenza no município.

Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, lembra às pessoas público alvo que a campanha termina na próxima terça-feira, dia 30 de junho e que embora esta etapa seja para professores das redes pública e privada e pessoas entre 55 e 59 anos, todas as pessoas do público alvo da campanha que ainda não se vacinaram podem ser imunizadas também.

Juliana Carvalho Bortoletto, informa também que funcionários de limpeza urbana, profissionais dos correios e moradores em situação de rua também foram incluídos no público alvo da campanha e poderão se vacinar em qualquer unidade até o dia 30.

“Para isso basta ir até um posto de vacinação com os documentos necessários para cada etapa, documento de identidade, documento que comprove a profissão e para as pessoas que têm comorbidades um documento que comprove esta situação”, disse a enfermeira.

O prefeito Daniel Alonso voltou a reforçar o pedido para que, em virtude da pandemia, todas as pessoas público alvo da vacinação contra a Influenza procurem se vacinar. “É muito importante que as pessoas que são o público alvo da vacina procurem uma unidade para receber sua dose porque apesar desta vacina não prevenir contra a Covid-19, as pessoas vacinadas ficam protegidas contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, que também são doenças potencialmente grave”.

ONDE VACINAR?

Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta .

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.

 

fonte: Comunicação PMM