PREFEITURA DE MARÍLIA FAZ ENTREGA DE 75 KITS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, está fazendo a entrega de 75 kits do PSE (Programa Saúde na Escola), em unidades de saúde, unidades escolares e parceiros como Caps, Caoim e Saúde Bucal.

As entregas estão sendo coordenadas pelos secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde) e Prof. Helter Rogério Bochi (Educação), juntamente com as equipes técnicas das duas secretarias.
A escolha dos materiais foi feita mediante um monitoramento, em que o município de Marília definiu realizar gestão compartilhada do recurso do Programa, sendo que a equipe técnica do PSE se reuniu e selecionou os materiais atendendo aos pedidos feitos pelas unidades.

Atualmente participam do programa 46 unidades escolares e 27 unidades básicas de saúde, constituindo sete grupos de trabalho com representantes da saúde e da educação. Desde a adesão ao PSE os grupos têm planejado e desenvolvido as ações, sendo as mesmas monitoradas pela gestão.

O planejamento do PSE em Marília contempla as seguintes ações: ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

NO CAPS

Considerando a constante e comum necessidade de realizar diagnóstico diferencial entre transtornos mentais e deficiência intelectual, o CAPS Infantil “Catavento” foi contemplado com a aquisição do teste WISC-IV, que é um instrumento clínico utilizado para avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas de crianças e adolescentes até 16 anos.

Esta aquisição era uma demanda de muitos anos e que em muito auxiliará o trabalho junto aos usuários do serviço, permitindo que maior segurança e qualidade no diagnóstico, e consequentemente, no atendimento e cuidados ofertados.

O PROGRAMA

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino.

O programa vem proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira e contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 

fonte: Comunicação PMM