PREFEITURA DISPONIBILIZA 1.730 MUDAS DE ÁRVORES PARA A POPULAÇÃO

A Prefeitura de Marília adquiriu nesta semana 1.730 mudas de árvores nativas e exóticas, de espécies variadas, para melhorias na arborização urbana. As espécies estão disponíveis no Bosque Municipal “Rangel Pietrarroia”, para doação à população que desejar plantar ao menos uma árvore em sua calçada, colaborando com a arborização urbana em cumprimento às legislações vigentes.

O Secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, explica que as mudas disponíveis no viveiro do bosque municipal, e podem ser retiradas gratuitamente por aqueles que desejarem plantar ao menos uma espécie na calçada de sua residência.

“Temos uma legislação específica sobre arborização urbana, onde os imóveis com frente superior a 5 metros em sua testada devem ter, no mínimo, uma árvore plantada. Dessa forma, a distribuição dessas mudas tem o objetivo de colaborar com aqueles que desejarem, por iniciativa própria, cumprir essa legislação. As mudas respeitam o planejamento urbanístico do município, considerando fiações, encanamentos e demais itens que compõem nossa estrutura urbana.

Assim, temos à disposição espécies de portes variados, apropriados a cada situação individual, considerando as características específicas de cada bairro em Marília.”

Dolce lembra, ainda, que no bosque há engenheiros agrônomo e florestal, que dão orientações sobre as espécies disponíveis e adequadas à necessidade daqueles que buscam colaborar com a arborização urbana.

“Temos à disposição da população a estrutura necessária, com toda a proteção necessária contra o coronavírus , para retirada das mudas, bem como orientações técnicas considerando as necessidades dos moradores, conforme a região habitada e desenvolvimento urbanístico local. São técnicos que orientam como plantar e cuidar das mudas, colaborando para um desenvolvimento sadio das árvores.”
Outro ponto destacado pelo secretário foi quanto aos benefícios que a arborização traz ao meio ambiente urbano.

“Além do sombreamento e consequente melhoria climática, as árvores atraem a avifauna, mantendo o equilíbrio no banco genético da nossa biodiversidade. Ainda realiza a produção de oxigênio e sequestro do carbono, e mantém a umidade relativa do ar através da evapotranspiração. Plantar uma árvore não é simplesmente embelezar nossa cidade. É realizar uma ação que beneficia nosso planeta, de forma sustentável e equilibrada.”

Espécies variadas, como Quaresmeira, Ipê amarelo, Ipê Branco, Jasmim do Caribe, Resedá e Mini Flamboyant estão disponíveis no bosque municipal de Marília. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3401-2000.