MARÍLIA REFORÇA O ATENDIMENTO AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Poder Executivo, junto com o Ministério Público Estadual, realizou nesta quinta-feira (9) uma reunião virtual com representantes de diversos programas realizados pela secretaria, das Policias Militar e Civil, Promotores e Defensores Públicos para debater sobre o Projeto “COMVIDA Rede Mulher de Marília”.

A reunião foi iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, e contou com a adesão dos profissionais de vários órgãos que puderam conhecer diversos serviços e programas oferecidos pela SADS. O Ministério Público foi o anfitrião virtual, através da DD. Representante Dr. Lysâneas Maciel, Promotor de Justiça.

O objetivo principal da reunião foi reforçar os vínculos entre os organismos institucionais de atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no município, estabelecendo protocolos de atendimentos que promovam ainda mais agilidade e otimização dos serviços, prevenindo riscos e minimizando os efeitos da violência contra a mulher.

Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Wania Lombardi, foram discutidas ações de proteção a mulher, sobretudo neste período de isolamento e distanciamento social em consequência da pandemia do COVID-19. “Foi uma reunião produtiva porque conseguimos coordenar com o Ministério Público, a Defensoria Pública e as policias Militar e Civil, o atendimento as vítimas e aos agressores. Definimos também que todas estas ações seguirão no pós-pandemia também”, disse.

Na reunião participaram também o Dr. Wilson Carlos Frazão, delegado Seccional de Polícia de Marília; Dra. Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado, delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher de Marília; Dr. Flávio de Almeida Pontinha; Defensor Público a Tenente Coronel Márcia Cristina Cristal Gomes Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Dra. Camila Abrão Costa, médica responsável pelo setor de Saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

Pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, além da Secretária Wania Lombardi participaram, Edna Mattos dos Santos, Psicóloga e Coordenadora da Proteção Social Especializada de média complexidade; Dra Adriana Tognoli, Advogada e Assessora de Direitos Humanos e coordenadora da Sala Comvida ;Veridiana Aparecida da Silva, Assistente Social responsável pelo Sistema Orion, Laura Pampana Basoli, Psicóloga, referência do CREAS na DDM ( Delegacia de Defesa da Mulher de Marília)e a Educadora Social responsável por Projetos Sociais Monica de Vasconcelos.

O Projeto “COMVIDA Rede Mulher de Marília” funciona Galeria San Remo, localizada na Av Brasil, 116, esquina com a Rua Paraíba, em frente ao Terminal Urbano, centro de Marília.

Por fim leia mais O Mariliense

fonte: Comunicação PMM