ONDE DESCARTAR PAPEL, PLÁSTICO E METAL EM MARÍLIA

Em fase final de construção, os Ecopontos servirão como locais para entregas voluntárias de materiais recicláveis ou reutilizáveis, a serem gerenciados em parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas, e estão previstos para funcionarem ainda em 2020. Porém, Marília já possui diversos pontos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento, visando cuidados ambientais em promoção à sustentabilidade e inclusão social no município.

O objetivo da reciclagem ou reutilização é reduzir a extração de matéria prima diretamente do meio ambiente, evitando danos às áreas suscetíveis de exploração comercial. Assim, busca-se reaproveitar o material já existente, reutilizando os insumos para a produção de novos produtos que necessitam da mesma matéria prima para sua fabricação.

Diversas empresas e instituições já realizam a coleta de materiais recicláveis ou reutilizáveis na cidade, colaborando com a captação destes itens nocivos ao meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, reaproveitando materiais na produção de novos insumos a serem reutilizados no setor industrial.

Assim, periodicamente estamos publicando exemplos de materiais que podem ser encaminhados para reciclagem ou reuso, e os pontos de coleta existentes.

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva visa à redução dos impactos ambientais pós-consumo. Quando separamos o lixo, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos ao ambiente e à saúde. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável.

Em Marília, Cooperativas e Associações de Catadores organizam-se à frente desse trabalho, promovendo a sustentabilidade e inclusão social. Um desses exemplos é destacado pelos trabalhos realizados pela Cooperativa Recicla Marília, presidida por Marcio Cleber Eurinidio (Tobé), com sede localizada na Avenida Francisco Chaves de Moraes, 821, Núcleo Habitacional. H. Presidente Jânio da Silva Quadros.

Informações e demais orientações poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700.

Por fim leia mais O Mariliense