O REI DE MONZA É BRASILEIRO, CONHEÇA O JATO ITALIANO STREAMER DE F1

Este ano está sendo marcado pela Pandemia da Covid-19 e também pelo crescimento das Lives Gaming nas redes sociais. Coincidências a parte o Facebook Gaming é uma realidade, hoje uma das grandes concorrentes da Twitch, que vem crescendo e mostrando os seus Streamers para o mundo. Um nicho bem específico das Lives é o F1 pois com a Pandemia veio o cancelamento da competição real e consequentemente a saudade.

Mas não pense você que os fãs da categoria ficaram somente assistindo as corridas antigas não, os Streamers estão se tornando os melhores amigos desta galera que hoje não vive mais sem as lives. O site O Mariliense vem com uma série de matérias para apresentar este novo mundo para nossos leitores.

Agora chegou a vez de você conhecer uma das grandes estrelas deste jogo chamado F1, o Jato Italiano. O cara além de andar muito, conversa e interage com seus espectadores de forma única e está se destacando pelo alto nível.

Neste mês foi lançado, para delírio dos fãs, o F1 2020 com muitas novidades e novos desafios, mas antes de saber dessas novidades vamos conhecer o cara por trás dessas lives. Rafa Souza mais conhecido como Jato Italiano é Gamer desde 2008 e desde então passou por muitas categorias até chegar ao nível que se encontra hoje. “ Considerando como “Automobilismo Virtual” o primeiro momento que entrei em um grupo para participar de corridas online, campeonatos, etc, foi em 2008, com o saudoso F1 Challenge pra PC. Descobri o jogo, que era muito avançado pra época e alimentado com ‘mods’ das temporadas atuais, achei uma galera que se reunia no Saudoso Orkut pra organizar campeonatos e decidi brincar”, conta Rafa.

A Brincadeira virou realidade e o Jato se tornou um grande piloto, foi chamado para participar de outras categorias mesmo sendo taxado de piloto de fórmula. “ Passei por vários jogos/simuladores como Rfactor 1, Rfactor 2, Automobilista, Assetto Corsa, F1 da Codemasters e por aí vai. Porém em meados de 2014, corri de LMP1 no Rfactor 2 no Mundial de Endurance Virtual, e foi uma das experiências mais loucas da minha vida, fizemos inclusive as 24 Horas de Le Mans, que foi a coisa mais insana que eu já fiz em um simulador, regado a muito energético para aguentar, e remédio para dores após a prova”.

“Nesse caso, fomos os primeiros brasileiros campeões na categoria, foi histórico. Aí um dos meus companheiros de equipe dessa época, me chamou esse ano para refazer a parceria, porém dessa vez nos GT3, no Assetto Corsa Competizione, fiquei com receio, pois sempre fui até rotulado como piloto de fórmula, enfrentei o desafio de aprender uma arte totalmente nova de pilotar um GT, conseguimos o caneco nas 6 horas de Paul Richard, foi um ato de superação”, afirmou Rafa Souza.

Após essas experiências chegamos em 2020 onde o jogo mais aguardado pelos fãs de automobilismo foi lançado e com muitas novidades, Jato destaca as novidades do game. “ Em relação ao jogo anterior, muitas coisas mudaram, sons melhores, dirigibilidade interessante, freios diferentes, sensação na chuva, gerenciamento da bateria, entre outros. Percebi que é um jogo que tem tentado ajudar principalmente a galera que quer começar no mundo da Formula 1, que as vezes não tem um volante, e tem que jogar no controle, no 2020, eles tiveram um grande foco em ajudar esses jogadores. ”

Além de ajudar todos a jogar o game, o F1 2020 trouxe uma grande novidade, o modo “minha equipe” que tem permitido um novo desafio para quem quer emergir no mundo do automobilismo, possibilitando que você crie sua própria equipe na F1. “ Neste modo, você tem que tomar decisões muito mais difíceis do que no clássico modo carreira (onde basicamente você é só piloto e tem que entregar resultado em pista)”.

“No “minha equipe”, você cuida da parte financeira, das instalações, tem que cuidar muito nas respostas em entrevistas. E essa “responsabilidade” eu compartilho com a galera também, somos juntos um time de engenheiros, decidimos quantas paradas fazer, qual pneu colocar, personalização do carro como pintura e patrocinadores, entre outros”, falou Jato.

O F1 2020 está só começando e já está garantindo um ótimo entretenimento para nós, mas queremos saber se vem novidade por aí, o que podemos esperar da página Jato Italiano para o segundo semestre? “ Estou muito feliz com os rumos do projeto no Facebook Gaming, o pessoal está sempre lá apoiando, faça chuva, faça sol, interagindo, e isso para mim é o mais gratificante, tem gente que me assiste nos EUA, em Londres, em Portugal durante a madrugada”.

“Estou fazendo investimentos para trazer sempre a melhor qualidade não só de pilotagem, mas áudio/visual, interação, no tempo que tenho para a página, me entrego por completo. Estou com projetos de trazer vídeos com dicas de pilotagem, algo que a galera tem sinalizado como algo que eles realmente querem, pois muitos que me assistem, na verdade correm também, e sempre aparece um seguidor agradecendo e isso é gratificante demais, pois me alegro com a melhora dos outros. “

Uma boa questão a ser levantada é o nome artístico de Rafa Souza. Esta pergunta não ficou sem resposta, por que Jato Italiano? “ Essa é uma questão interessante, muitos acham que tenho algo de italiano, sendo que a verdade é mais curiosa: Quando iniciei em 2008 no F1 Challenge, nem precisa de esforço para lembrar qual era o carro que todos queriam andar, a Ferrari lindona de 2008, piloto brasileiro disputando o título, enfim, e por sorte eu consegui ser relacionado para andar com ela. Em uma corrida, em Monza, tinha um cara que dominava aquele circuito, ninguém ganhava dele, e isso me motivou ainda mais. Moral da história é que após ganhar desse cara em questão, ele veio em público me elogiar, falou que para ganhar dele, só sendo um jato, aí juntando tudo, Jato, Ferrari, Monza, virei o Jato Italiano”.

Você que quer acompanhar as lives do JATO é só seguir a página www.facebook.com/jatoitaliano e ficar por dentro das novidades da equipe ITALIAN JETS RACING.

Por fim leia mais O Mariliense