Vigilância Sanitária recebe coletes de identificação

O prefeito Daniel Alonso entregou às equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica coletes de identificação para serem utilizados como uniforme durante as ações de fiscalização sanitária.

No entanto desde a criação da Divisão de Vigilância Sanitária, há 20 anos, esta é a primeira vez que os profissionais destas áreas recebem este equipamento que facilita a identificação.

“É importante a identificação adequada dos servidores da fiscalização, o que demonstra organização, seriedade, respeito e, principalmente, segurança com o setor regulado e a população”, disse o Supervisor da Vigilância Sanitária, Dr. Luciano Rocha Villela.

O principal foco do trabalho da Vigilância Sanitária é garantir a promoção da saúde à população, com ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde, em relação entre meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços.

A Vigilância Sanitária de Marília é composta por 29 servidores, entre eles, enfermeiros, farmacêuticas, engenheira, biomédicos, cirurgiã dentista, médicos veterinários, agentes e supervisores de saneamento e auxiliar de escrita.

Já a Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações, que proporciona o conhecimento, detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, mas com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Constitui-se em importante instrumento de prevenção e controle de doenças e fornece importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas.

A Vigilância Epidemiológica do Município, que abrange também a Sala de Vacina, é composta por dez servidores municipais e quatro servidores da Maternidade Gota de Leite. Entre eles estão enfermeiras, médica, técnica de enfermagem, auxiliares de escrita e motorista.

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM