Prefeito Daniel Alonso inaugura o primeiro Ecoponto da cidade

A Prefeitura de Marília, inaugurou nesta quinta-feira (13) à tarde, o Ecoponto Nova Marília, totalmente regularizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Este é o primeiro dos quatros Ecopontos que serão instalados na cidade.

O Ecoponto está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito) e ficará aberto de segunda sexta-feira de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito Daniel Alonso; os secretários Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública) e Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico); os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e José Carlos Albuquerque; o Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente de Marília, Cassiano Rodrigues Leite; o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vandir Pedroso; Eloizi Dedemo Ferraz, membro do Conselho administrativo grupo ZD Alimentos, detentor da marca Bel Chocolates e incentivadora de coleta Seletiva; Milena Dalla Pria, da empresa Vegui, Comércio de Recicláveis; Ademar Aparecido de Jesus, idealizador do Projeto Estação; e moradores da região sul.

O prefeito Daniel Alonso lembrou mais uma vez das dificuldades que encontrou em relação ao lixo na cidade de Marília e que aos poucos estão sendo resolvidas. “Quando assumimos não tinha um caminhão de lixo em condições de trabalho, recuperamos a frota, compramos novos caminhões, construímos uma plataforma de transbordo do lixo, hoje o lixo chega e já é feito o transbordo, regularizamos a situação dos caçambeiros, hoje eles têm locais próprios para descartar o lixo reciclável, o lixo orgânico.

O cascalho, que utilizamos para melhorar nossas estradas rurais, mostrando que dá para termos sustentabilidade nesta área também”. E hoje estamos entregando este Ecoponto totalmente aprovado pela Cetesb para que a população tenha uma referência onde descartar os recicláveis. Por isso peço a população que colabore não descartando mais em terrenos baldios. Estamos desenvolvendo ainda um projeto para a coleta seletiva do de lixo, que ajudará muitas famílias que trabalham com reciclagem”, afirmou o chefe do Executivo.

O vereador José Carlos Albuquerque, que foi o autor do requerimento indicando o Ecoponto, destacou a inauguração da obra. “Quero agradecer ao prefeito Daniel Alonso, pois agora a cidade de Marília tem um local para receber os recicláveis, o que virá ajudar na fonte de renda para os catadores de reciclagem, mostrando a preocupação desta administração com o meio ambiente.”

O presidente da Câmara, Marcos Resende, lembrou que o Ecoponto era um sonho de muitos anos. “Há anos a população de Marília desejava um Ecoponto e este aqui é o primeiro, uma referência para comunidade. Parabéns ao prefeito Daniel que vem realizando diversas ações voltadas ao meio ambiente e, entre estas ações, destaco a obra de tratamento do esgoto, a maior da história de Marília e que resolve o maior problema de saúde ambiental , trazendo mais saúde e qualidade de vida a nossa população.”

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou que este é somente o primeiro de quatro Ecopontos que Marília terá. “Além deste aqui na zona sul, teremos Ecopontos nas zonas norte, leste e oeste e esperamos com isso que as pessoas que estavam acostumadas a descartar inservíveis em qualquer lugar procurem o Ecoponto, que é o lugar correto para o descarte”, disse o secretário.

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vandir Pedroso, disse que a inauguração do Ecoponto Nova Marília é um marco na história de Marília. “Há muitos anos sonhávamos por um lugar em que as pessoas pudessem descartar recicláveis corretamente e agora na administração do prefeito Daniel Alonso estamos vendo materializado este sonho.”

O QUE PODE DESCARTAR

Poderão ser descartados no Ecoponto os seguintes materiais: papelão, plásticos, vidros, metais, móveis e estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil – entulho (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda/corte de árvores (até 1m³ volume de 1 caixa d’água de mil litros).

O QUE NÃO PODE DESCARTAR

Não poderão ser descartados no Ecoponto: resíduos domiciliares/orgânico, resíduos infectantes, lâmpadas, pilhas e baterias, amianto, animais mortos e lixo hospitalar.

Para facilitar a pesquisa da população sobre o que pode ser descartado e onde podem ser descartados produtos que não serão recebidos no Ecoponto, foi criada uma página no site da Prefeitura de Marília, onde as pessoas encontrarão encontrar informações sobre descarte correto clique aqui.

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM