Turismo pós-quarentena: dicas para recomeçar as suas viagens

Após mais de cinco meses de quarentena devido à pandemia de Covid-19, diversas cidades no Brasil e no mundo estão reabrindo para o turismo. Mas como escolher o melhor destino para uma viagem pós-quarentena? Se você deseja retomar os seus passeios e está com dúvidas sobre hospedagem, tipo de turismo, cuidados que devem ser tomados e os meios de transporte mais recomendados. Veja as dicas que preparamos para te ajudar a preparar o seu próximo roteiro de férias pós-quarentena:

Comece por lugares próximos à sua cidade

Antes de retomar as viagens internacionais, a melhor opção é optar por destinos brasileiros para passear. Melhor ainda se você começar escolhendo lugares próximos à sua cidade ou dentro do seu estado. Neste momento em que todos estão reabrindo aos poucos os pontos turísticos é importante ter cuidado e não ir longe demais.

Para a sua primeira viagem pós-quarentena escolha cidades mais próximas a você para evitar longos deslocamentos, inclusive para retornar facilmente caso aconteça uma emergência. Escolha viagens rápidas e distâncias mais curtas.

Dê preferência ao Brasil

Se você realmente preferir viajar para um destino que não seja tão próximo à sua cidade. Procure dar preferência a destinos no Brasil. O atual momento ainda é de muitas incertezas, portanto é melhor evitar viagens internacionais por enquanto. Muitos países ainda estão receosos em receber turistas estrangeiros e isso pode acabar dificultando o seu acesso a hotéis, aeroportos e atrações turísticas. Em sua primeira viagem pós-quarentena escolhas cidades brasileiras para diminuir os riscos.

Escolha voos curtos ou viagens de carro

A pandemia gerou uma preocupação muito grande na maioria das pessoas, principalmente em relação aos transportes coletivos, incluindo aeronaves. Todos acabam ficando receosos com meios de transporte lotados e lugares onde há muitas pessoas.

Por isso, se você escolher um destino mais próximo, prefira ir de carro. Viajar de carro pode te dar mais controle sobre as questões de higiene e mais segurança durante a viagem. Caso você viaje para uma cidade mais distante escolha voos mais curtos e sem escalas ou conexão.

Mesmo com todas as medidas sanitárias que as companhias aéreas estão tomando, você poderá se sentir desconfortável e inseguro. Quanto menos tempo você passar em um aeroporto ou em um avião com muitas pessoas, melhor.

Evite cidades com atrações muito lotadas e ambientes fechados

No atual momento, o ideal é fugir dos grandes centros e dar preferência às cidades menores e mais tranquilas para o seu passeio pós-quarentena. Se o destino que você escolheu possui muitas atrações em ambientes fechados, com filas para visitação e aglomerações, então é melhor repensar se vale a pena.

É importante lembrar que ainda estamos convivendo com o Novo Corona Vírus e, portanto ambientes fechados, mal ventilados e com muitas pessoas aumentarão o risco de contágio. Dê preferência na compra de ingressos pela internet assim você passará menos tempo nas filas tendo contato com muitas pessoas.

Escolha lugares em meio à natureza e com passeios ao ar livre

Já que o ideal neste momento é fugir de ambientes fechados e aglomerações, então uma boa dica é optar por viagens com destinos em meio à natureza, com passeios ao ar livre. Dê prioridade a lugares que não fiquem muito cheios e onde a maioria dos passeios e atrações seja a céu aberto. Escolha também opções de passeios em grupos pequenos ou até mesmo que não tenham a necessidade de grupos e você possa ver as atrações por conta própria.

Seja em uma linda praia, grandes parques ou uma trilha para caminhadas, seu passeio pós-quarentena deve ter um maior contato com a natureza e não com grandes centros, cheios de turistas.

Se for para a praia, prefira as mais tranquilas e desertas

Já que os lugares com passeios a céu aberto são a melhor escolha para sua viagem pós-quarentena, as praias estarão inclusas. No entanto é importante pensar com cuidado qual a cidade litorânea você poderá viajar com mais tranquilidade e segurança. Fique atento ao procurar um destino com praia, pois muitas cidades do litoral costumam ser bem cheias e movimentadas.

Prefira praias mais desertas, com faixas de areia mais longas e tranquilas. Dessa forma será possível se manter mais “isolado” durante o passeio.

Utilize equipamentos próprios

Em muitos destinos, principalmente nas praias é comum alugar os mais variados tipos de equipamentos e acessórios. Entretanto, o mais indicado no momento é você utilizar seus próprios equipamentos, como máscaras de mergulho, bicicletas, cadeiras de praia, guarda-sol, entre outros. Em todo caso, se você não tiver esses acessórios e precisar alugar, observe se a higienização está sendo bem feita e se possível acompanhe o procedimento.

Evite o transporte público e cuidado com os privativos

Ao escolher a sua próxima viagem pós-quarentena, opte por cidades onde o acesso entre os lugares sejam próximos ou possam ser feitos de bicicleta ou até mesmo a pé. Dessa forma você não precisará utilizar o transporte público do lugar ou mesmo de aplicativos. Lembre-se que o quanto menos você tiver contato com diversas pessoas, será melhor. Isso inclui evitar o uso do metrô, ônibus, táxi, vans e outros. Se você estiver viajando com o seu próprio carro, melhor ainda, assim você se sentirá mais seguro para se locomover de um local a outro.

Dê preferência a hotéis mais espaçosos e hospedagens menos movimentadas

Esta é uma questão bem delicada, já que a grande maioria das redes hoteleiras tem se preparado para adotar todas as medidas de limpeza e higienização de seus ambientes. No entanto, lugares frequentados por um grande número de pessoas acabam se tornando um ambiente mais arriscado. Na dúvida, vale a pena pesquisar por hospedagens mais intimistas, onde a quantidade de visitantes e funcionários circulando seja menor.

Opte por restaurantes com mesas ao ar livre

O cuidado na escolha de onde você irá frequentar também deve valer para os restaurantes e outros lugares onde você fará suas refeições. O mais recomendado para o atual momento é procurar por ambientes que possuam mesas ao ar livre e espaços mais arejados. Se você estiver em uma hospedagem onde é possível cozinhar no próprio quarto então vale a pena preparar as próprias refeições.

Verifique a situação dos casos de Covid-19 na região em que você vai viajar

É muito importante que antes de você sair de casa rumo a sua viagem pós-quarentena, você faça uma pesquisa sobre como andam os casos de Covid-19 na cidade e na região para onde você vai. Se certifique de que o local escolhido está autorizado a receber turistas e visitantes de outras cidades e estados. É melhor ter certeza de que parques nacionais e outras atrações turísticas já se organizaram corretamente para as reaberturas.

Tire um tempo também para se informar sobre a rede de atendimento de saúde da cidade em que você vai ficar hospedado. Verifique se há hospitais, farmácias nas proximidades e não se esqueça de anotar os endereços desses lugares. Outra dica é levar uma “farmacinha básica” na mala, com alguns itens como remédios para dor de cabeça e dor muscular, além de curativos, entre outros.

Tenha sempre em mãos seu álcool gel e não se esqueça da máscara

Os itens mais importantes e mais necessários atualmente são com certeza o álcool gel e a máscara. Por isso não se esqueça de ter sempre com você, seja no bolso da calça, na bolsa ou no carro, seu álcool gel para higienizar as mãos sempre que precisar. Mesmo que os lugares estejam voltando aos poucos para o turismo, ainda é obrigatório o uso de máscara, portanto não esqueça a sua. Torne esses dois itens os seus melhores amigos, principalmente enquanto estiver fora de casa.

Enquanto tudo isso não passar e a pandemia chegar de vez ao fim, é extremamente importante se cuidar. Então, se cuide e boa viagem!

Por fim, leia mais em  O Mariliense