Prefeitura apresenta novos equipamentos para ajudar no combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Marília recebeu dos governos estadual e federal novos equipamentos para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus) no município.

Do governo do Estado foram recebidos quatro respiradores que já estão instalados, sendo dois no PA (Pronto Atendimento) Sul e outros dois na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte.

Do governo federal foram recebidas três ambulâncias para compor a frota do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sendo duas de Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Saúde Avançada.

Ambulância de Suporte Básico vem equipada com kits para remoção (maca, colares, pranchas, cintos, cadeira de rodas) e é formada por uma equipe de duas pessoas, sendo uma técnica de enfermagem e o condutor socorrista, treinados em Suporte Básico de Vida

A Ambulância de Suporte Avançado vem equipada com kits para remoção (maca, colares, pranchas, cintos, cadeira de rodas) e pequenas cirurgias (pinça, bisturi, tesouras), aparelhos elétricos (desfibrilador, respirador e bomba de infusão e aspirador de secreções) e remédios variados, com a equipe formada por três profissionais: médico, enfermeiro (a) e condutor socorrista, todos treinados em Suporte Avançado de Vida.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou também que já foi instalado um gerador de energia tanto no Samu 192 Regional de Marília e está em fase de instalação outro gerador no PA Sul, com o objetivo de manter os atendimentos ininterruptos nos dois serviços, mesmo quando houver quedas de energia.

Estes geradores foram conseguidos através de emendas parlamentares já há alguns meses e necessitavam de adequações para sua instalação e inicio de funcionamento.

“Com a vinda das novas viaturas será possível o Samu se desfazer de duas viaturas de sua frota para a manutenção do serviço da Central de Ambulâncias, que é carente de veículos como estes e assim ajudar ainda mais no combate à pandemia da Covid-19 em nosso município”, afirmou o médico Dr. André Luis Caracio, coordenador geral das Urgências de Marília.

Por fim leia mais O Mariliense