Ecoponto Nova Marília recebe grande volume de recicláveis

Embora algumas pessoas insistam no descarte irregular de inservíveis, o Ecoponto Nova Marília tem recebido uma boa aceitação do público que se desloca até aquele local para fazer descarte corretamente.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a gestão é feita através de parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas, que obtém renda com os produtos recicláveis ali depositados.

Lá no Ecoponto Nova Marília podem ser descartados papelão, plásticos, vidros, metais, móveis e estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil – entulho (meio metro cúbico, ou 10 carriolas) e resíduos de poda/corte de árvores (até um metro cúbico, o equivalente ao volume da caixa d’água de mil litros).

O Ecoponto Nova Marília é o primeiro de quatro que serão instalados na cidade, um em cada região.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vandelei Dolce, lembra que as pessoas podem ainda descartar, por exemplo, pilhas e lâmpadas, nos locais que também vendem esse tipo de material. Esse processo de retorno dos resíduos é chamado de Logística Reversa, mas ainda é pouco conhecido.

COMO FUNCIONA

A logística reversa é o processo em que determinados materiais devem retornar ao fabricante para serem reciclados, como pilhas, lâmpadas em geral, pneus, baterias, embalagens de óleos lubrificantes, produtos eletroeletrônicos e seus componentes. A Logística Reversa está prevista na Lei nº 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Desta forma, contribuinte deve encaminhar o produto até o ponto comercial mais próximo, para que este seja conduzido pelo comerciante até o seu fornecedor e, consequentemente, até o fabricante que fará a reciclagem do produto. São caracterizados como pontos de coleta todos os estabelecimentos comerciais que vendem estes produtos. Não é necessário que o consumidor devolva no local da compra, mas em qualquer estabelecimento comercial que venda o produto.

Para facilitar a pesquisa da população sobre o que pode ser descartado e onde podem ser descartados produtos que não serão recebidos no Ecoponto, foi criada uma página no site da Prefeitura de Marília, onde as pessoas encontrarão encontrar informações sobre descarte correto, clique aqui.

DENÚNCIAS

Denúncias sobre descartes incorretos podem ser feitos através do telefone (14) 3408-6700 ou na Ouvidoria, pelo telefone 0800-776-6111 ou WhatsApp (14) 99799-6361. O descarte irregular está sujeito à multa prevista na Lei Complementar 13/92.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM