Prefeitura inicia comemorações pelo Dia da Árvore com plantio de ipês-amarelos no centro

No último sábado, dia 19, a Prefeitura de Marília deu início às comemorações da Semana da Árvore que embora tenha como data oficial o dia 21 de setembro, em Marília comemora-se ao longo de toda semana por se tratar de uma data de grande importância ambiental.

Na ocasião, 18 mudas de ipês-amarelos, árvore símbolo do município, foram plantadas em área pública na Avenida Sampaio Vidal, ao lado do Espaço Cultural, iniciando a arborização central do município, que tem por objetivo, além de melhorar o paisagismo, atraindo pássaros e colorindo o espaço com flores; busca-se ainda melhorar o clima com sombreamento e evapotranspiração, e sequestrar o carbono expelido pelos automóveis que passam pelo local, dando uma melhor qualidade de vida aos marilienses que frequentam ou moram na região central.

Para as atividades que comemorarão o Dia da Árvore, a CPFL doou 200 mudas de espécies variadas, como Flamboyants Mirins, Resedás brancos, lilás e rosas, Manacás da Serra, Quaresmeiras, Cássia Chuva de Ouro, dentre outras.

Novos plantios estão programados ao longo da semana, como o bosque dos Flamboyants vermelhos na Via expressa, e recuperação da mata ciliar em nascente na rua Leonor Mazalli, no jardim Santa Antonieta.

O plantio representou também o início da parceria firmada entre o poder público e a CPFL, através do projeto “Arborização+Segura”, que busca adequar à arborização urbana em Marília com as características das regiões segundo o desenvolvimento urbanístico das áreas, considerando-se principalmente a carência de árvores e o porte a ser plantado sob as fiações elétricas, melhorando a iluminação pública, com menor risco de quedas de energias.

POLICIA AMBIENTAL

A Polícia Ambiental de Marília comemorou o Dia da Árvore com a operação “Jequitibá Rosa”, que está sendo realizada em todas as Companhias de Polícia Florestal do São Paulo.

Segundo o capitão PM Rafael Oliveira da Policia Ambiental, a operação em Marília consiste no plantio de uma muda de Jequitibá Rosa no jardim do Paço Municipal e distribuição de algumas mudas à população, como forma de conscientizar a população sobre a importância das Árvores para o nosso meio ambiente.

A Prefeitura mantém no viveiro no Bosque Municipal espécies variadas, adequadas para o plantio sob fiações elétricas, as quais são doadas gratuitamente para quem deseja melhorar a arborização em sua calçada.

O viveiro municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3401-2000.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM