Prefeitura divulga balanço da 2ª etapa da ação de testagem para Covid-19

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 19, no ginásio de esportes Neuza Galetti, mais uma ação para testagem contra a Covid-19 e vacinação.

A testagem para a Covid-19 teve como público alvo a população maior de 18 anos e sem sintomas respiratórios. Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi aplicada em pessoas com idade entre 30 e 49 anos.

Durante os trabalhos foram realizadas todas as medidas sanitárias preventivas recomendadas. Só foram atendidas pessoas com a inscrição prévia realizada no link próprio para isso no site da Prefeitura.

Foram aplicados nesta etapa 1.468 testes para Covid-19 e 717 vacinas, sendo 398 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; e 319 doses da vacina contra gripe, que previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B.

Dos testes para Covid-19 aplicados, 11 deram positivos, mas apenas três ainda estavam em período de transmissão e foram encaminhados para unidades de referência que acompanharão o paciente durante a quarentena.

Com a realização desta segunda etapa de testagem e vacinação, o balanço das duas operações ficou assim: 2.523 testes para Covid-19, 763 doses da vacina tríplice viral e 587 vacinas contra a gripe.

MAIS UMA AÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no sábado, dia 26, haverá outra ação com público alvo que será definido em reunião que acontecerá com a equipe da Secretaria da Saúde nesta terça-feira (22). Lembrando que só serão aplicados testes em pessoas assintomáticas respiratórios.

As inscrições dos interessados no teste e nas vacinas serão abertas na quarta-feira, no site da Prefeitura de Marília.

As pessoas com sinais e sintomas respiratórios devem procurar nos finais de semana a UPA Norte ou PA Sul e durante a semana as Unidades de Saúde abaixo indicadas que são referenciadas para atendimento de sintomáticos respiratórios.

No dia 26 deverão levar um documento que contenha foto (RG ou CNH), não sendo permitido levar acompanhante.

A Vigilância Sanitária informa ainda que não será permitido o manuseio do aparelho celular durante o processo de testagem e vacinação

O acesso ao Ginásio de esportes Neuza Galetti será pelo portão lateral da Rua Borba Gato.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM