Prefeitura divulga balanço da 3ª etapa da ação de testagem para Covid-19

A Prefeitura de Marília realizou no último sábado, dia 26, no ginásio de esportes Neuza Galetti, mais uma ação para testagem contra a Covid-19 e vacinação.

A testagem para a Covid-19 teve como público alvo a população maior de 18 anos e sem sintomas respiratórios. Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi aplicada em pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos.

Durante os trabalhos foram realizadas todas as medidas sanitárias preventivas recomendadas. Só foram atendidas pessoas com a inscrição prévia realizada no link próprio para isso no site da Prefeitura.
Foram aplicados nesta etapa 1.663 testes para Covid-19 e 956 vacinas, sendo 537 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; e 419 doses da vacina contra gripe, que previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B.

Dos testes para Covid-19 aplicados, 37 deram positivos, mas apenas sete ainda estavam em período de transmissão e foram encaminhados para unidades de referência que acompanharão o paciente durante a quarentena.

Com a realização desta terceira etapa de testagem e vacinação, o balanço das duas operações ficou assim: 4.186 testes para Covid-19, 1.300 doses da vacina tríplice viral e 1.006 vacinas contra a gripe.
O número de testes que deu positivo nesta terceira etapa superou o de casos detectados nas duas primeiras fases, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Isto se deve ao fato de que parte da população começou a relaxar nos cuidados para a prevenção da Covid-19.

UNIDADES DE SINTOMÁTICOS

As pessoas com sinais e sintomas respiratórios devem procurar nos finais de semana a UPA Norte ou PA Sul e durante a semana as Unidades de Saúde abaixo indicadas que são referenciadas para atendimento de sintomáticos respiratórios.

NORTE
– Sintomáticos respiratórios: USF Liliana/Santa Antonieta II, UBS JK e USF Jardim Maracá.
– Unidades mistas: USF Rosália e Santa Helena.
SUL
– Sintomáticos respiratórios: UBS Nova Marília e USF Jóquei.
– Unidades mistas: CDHU/São Bento e USF Lácio.
OESTE
– Sintomáticos respiratórios: USF Argolo Ferrão e UBS São Miguel.
– Unidades mistas: USF Flamingo e USF Avencas/Amadeu Amaral.
LESTE
– Sintomáticos respiratórios: UBS Cascata e UBS Castelo Branco.
– Unidade mista: USF Dirceu.

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM