Programa “Adote uma Praça” se torna sucesso em Marília

Através da Lei 8.241, de 29 de maio de 2018 e suas alterações, foi instituído o programa “Adote Uma Praça” em Marília, destinado a receber a colaboração direta de empresas privadas, pessoas físicas e associações, objetivando a conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais de avenidas no núcleo urbano do Município.

De acordo com o programa, qualquer cidadão, seja este pessoa física ou jurídica, poderá requerer a adoção de áreas públicas visando à melhoria do paisagismo urbano e exploração publicitária dos espaços adotados.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, esta lei vai muito além de apenas cuidar das áreas públicas:

“Quando pensamos nesta lei conseguimos obter uma visão mais ampla, que beneficia toda a sociedade mariliense. Quando um cidadão requer a adoção de um espaço público, além de contribuir para a melhoria paisagística de Marília, e ter seu retorno através da publicidade permitida nestas áreas, ainda, promove-se a educação ambiental em nossa cidade, uma vez que, assim que assumem as áreas, estas pessoas passam a integrar a equipe de cuidados ambientais do município, entendendo o valor da preservação ambiental. Ainda, esta educação ambiental é replicada a todos que residem próximos ou que passam rotineiramente por estes locais, que visualizam a mudança paisagística e enxergam o impacto positivo gerado ao meio ambiente e, consequentemente, a toda sociedade. Desta forma, esta ação incentiva outros a buscarem o mesmo objetivo e seguirem o exemplo, adotando áreas próximas a suas casas ou estabelecimentos comerciais. O projeto é aberto a qualquer interessado e basta protocolar no Ganha Tempo um requerimento simples, identificando o interessado e a área de interesse”, afirmou o secretário.

Uma dessas parcerias de sucesso, dentre tantas, destaca-se a empresa Resseguros, localizada na Via Expressa, que adotou uma extensa área ao lado de seu escritório, e vem desenvolvendo a criação de um bosque de Flamboyants vermelhos que, em poucos anos, tornar-se-á ponto de visitação no município.

Para o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, a proposta visa preservar o meio ambiente para a geração atual e entregar um planeta melhor às gerações futuras.

“Quando recebemos a solicitação da Resseguros para adoção desta praça, imediatamente atendemos o requerimento e não medimos esforços para apoiar este projeto. Não visamos apenas às melhorias ambientais imediatas, que obviamente são enormes, mas enxergamos lá na frente, onde teremos uma atração ambiental em nossa cidade que, juntamente com os demais plantios que estamos realizando em outros pontos, através de outras parcerias, buscamos arborizar nossa cidade com mais flores, de forma que no futuro Marília se torne mais linda e agradável, e modelo em arborização urbana, tal qual já é na sustentabilidade administrativa. Temos como meta deixar uma cidade melhor para as futuras gerações e a participação de todos os marilienses ajudará a desenvolver essa consciência ambiental, impactando nestas melhorias propostas”, disse Cassiano.

Dúvidas e demais orientações sobre o programa “Adote Uma Praça” poderão ser atendidas pelo telefone 3408-6700.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM