O Poder do CAOS por Ana Gláucia P. Lima

Oi, meus queridos, como vocês estão?

Realmente estamos vivendo uma época de CAOS. O CAOS significa “um estado geral de desordem”, e acredito que define bem nossos dias atuais.

Mas hoje quero pensar com você a respeito do PODER que há no CAOS.

REVELADOR; O CAOS tem o poder de revelar quem verdadeiramente somos, o que pensamos e como nos posicionamos em situações de estresse. Nos mostra nossa verdade frente a vulnerabilidade dos acontecimentos e diante de pensamentos e posicionamentos contrários. Mostra nossas habilidades socioemocionais e a falta delas também. Mostra o quanto conseguimos ser solidários, humanos e empáticos, mas o quanto precisamos evoluir no quesito “vida em sociedade”.

GERADOR DE MUDANÇA; O CAOS nos propicia o movimento da mudança, mudança de posicionamentos, conceitos, verdades e prioridades. Oportuniza a possibilidade de repensarmos nossa vida e o propósito de nossa existência. Enxergar além das dificuldades, entender nossa pequenez e observar a força do grupo.

CONSTRUTOR; O CAOS tem o poder de construir e destruir. O poder de destruir relacionamentos “ditos” saudáveis, mas que não se sustentam em bases instáveis da superficialidade, porém, em contra partida, de construir, através de bases sólidas, sofridas e reais, relacionamentos profundos e verdadeiros. Detalhe, não precisamos desfazer de um para construir outro, o CAOS nos proporciona a experiência da mudança de perspectiva e de olhar.

CRIADOR; O CAOS, nos incomoda a criarmos novas oportunidades de sobrevivência. Criar, somos bons nisso! Só não acreditamos em nossa habilidade, então vem o CAOS e nos “aperta” a ponto de termos uma única saída; a criatividade de novas formas de fazer acontecer.

Ao escrever sobre esses “poderes do caos” percebo que experimentei cada um deles; e você? O quê mais o CAOS tem feito com você, com sua família? Experiências boas, ruins… Compartilhe conosco, queremos ouvir você.

Que possamos viver o CAOS, não desviarmos dele, pois ele tem muito o que nos ensinar também. Que estejamos atentos aos ensinamentos de todas as situações que vivenciamos.

Grande beijo pra você. Até breve!

Drª Ana Gláucia Lima CRP 06/119519 – Redes sociais @psicologaanaglaucialima e Whatsapp 14 99746 – 4490.

 

Por fim leia mais O Mariliense

Compartilhe a leitura