Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília e Direitos Humanos lançam Concurso para a escolha dos personagens da “Turma do Conselho”

No próximo dia 24 de maio, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos lançam o Concurso virtual para a escolha dos nomes das personagens da “Turma do Conselho”.

A finalidade do concurso é envolver toda a população de Marília e, de forma lúdica, conscientizá-la sobre a importância da interação e do respeito para que tenhamos uma sociedade em que possamos viver em harmonia com a nossa diversidade, exatamente como acontece com as personagens da “Turma do Conselho”.

Este projeto contou com a parceria da Unimar, através do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX), do Departamento de Relações Internacionais (DRI) e do Curso de Publicidade e Propaganda, que desenvolveram todos os desenhos. O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos agradecem o comprometimento e a dedicação de toda a equipe pelo excelente resultado.

Para o Secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, é muito importante essa interação com a participação da sociedade civil, na qual o público em geral passa a conhecer o papel do Conselho Municipal como instrumento de formação e articulação social, além de ser ouvidoria de denúncias contra crimes raciais.

O Conselho de Igualdade acredita na força das crianças e dos jovens na construção de uma sociedade mais harmoniosa, pois são formadores de opinião, aprendem e se ajustam com mais facilidade às mudanças do nosso mundo. Dessa reflexão surgiu a ideia de criar uma “Turma” jovem, diversa, que possa inspirar a sociedade a olhar para o outro com empatia e respeito, conforme informou Marílis Machado, Vice-presidente em exercício do Conselho.

Sobre o concurso

O concurso será realizado de forma virtual, a partir do dia 24 de maio, no qual o público deverá escolher um nome entre os três sugeridos para cada personagem. No formulário, haverá o desenho de cada personagem, a sua história e os nomes sugeridos.

A “Turma do Conselho” foi inspirada na “Turma da Mônica”, de Maurício de Souza. É uma “Turma” formada por 6 representantes que ajudaram a formar o povo brasileiro em sua atual composição.

Temos: um descendente europeu, jogador de basquete, que todas as suas conquistas, inclusive a educação, vieram através do esporte; a africana é estudante de Fisioterapia na UNESP-Marília, entrou pelo sistema de cotas raciais e quer desenvolver a autoestima nas crianças da sua comunidade; a asiática é uma japonesa de família abastada que acredita na educação como forma de acesso; a indígena é natural de uma aldeia de Tupã, cursa Enfermagem na FAMEMA, através do sistema de cotas raciais, e o seu maior sonho é ajudar o seu povo; o representante do Oriente Médio é um refugiado da guerra civil no Iêmen e, por causa da língua, tem dificuldades em se relacionar; e o representante da comunidade LGBTQIA+ é estudante de Administração pelo FIES, bem resolvido, tem uma relação ótima com os pais e defende a inclusão.

Todas as personagens têm entre 19 e 23 anos, são atuantes, formadores de opinião e acreditam que podem transformar o mundo. Essas personagens darão voz às publicações físicas e virtuais do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília.

O público poderá votar no período de 24 a 31/05/2021, acessando o formulário pelo link: https://forms.gle/E5ehF861kvGGq9WL8 , disponível no site da Prefeitura Municipal de Marília (https://www.marilia.sp.gov.br/) e nas redes sociais do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília (@conselhoigualdade.marilia) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. O resultado será divulgado no dia 01/06/2021.

 

Por fim, leia mais O Mariliense