Moda outono/inverno 2021: uma visita ao passado

Cada vez que uma nova estação se aproxima, com ela vem o desejo de se adequar às tendências da moda. Para alguns, comprar é inevitável; para outros, a mudança de temperatura é uma oportunidade de exercitar a criatividade e customizar peças que já estão no guarda-roupa e podem ser renovadas, com pouco investimento financeiro.

Carolina Cortez, docente do curso Técnico em Produção de Moda do Senac Marília avalia que, com o cenário atual, o consumo da moda consciente, a customização e os brechós têm despertado a atenção das pessoas. Isso porque são maneiras de renovar o guarda-roupa sem gastar muito, além de contribuir para o meio ambiente.

“Quando perguntam qual a minha dica para customização, respondo que é usar a criatividade, deixando que a imaginação trabalhe livremente. Trata-se de uma oportunidade de desconstruir para reconstruir”, diz a docente. Uma opção nesse processo, segundo Carolina, é utilizar materiais disponíveis em casa, como retalhos, tintas para tecidos e rendas. “Outra sugestão legal é garimpar nos brechós, pois, além da economia, tem a variedade de peças, estilos, numerações e a ‘exclusividade’, já que dificilmente encontramos peças repetidas nesses locais.”

As tendências da moda outono/inverno 2021 também estão seguindo essa linha da reciclagem e do reaproveitamento. Inclusive, muito do que se anuncia como aposta da estação já foi visto no passado. É o caso das estampas de animais, das calças jeans largas e das mangas volumosas.

“O que vemos nas tendências da estação é uma revisitação de anos anteriores. Por exemplo, a volta das cores neon, que estiveram presente no verão de 2020. E as calças Mom Jeans, com modelagens largas, confortáveis e cintura altas, as mangas bufantes e as ombreiras que foram muito usadas na década de 80”, pontua a profissional.

O mesmo vale para a moda masculina. As blusas de gola alta ou rolê, da década de 90, estão de volta e podem ser usadas como peça única em regiões menos frias ou por baixo de jaquetas e casacos. Outra peça em evidência é a calça cargo, com um conceito mais moderno, que atende às preferências desde o estilo street (moda de rua) até o mais formal. “São modelagens amplas e confortáveis, mas que não remetem a um visual desleixado e, sim, a um estilo mais estruturado na moda masculina”, afirma Carolina.

Qualificação na área

Atento às novas tendências do setor, o Senac Marília está com vagas abertas para o curso Técnico em Produção de Modaprevisto para iniciar em agosto de 2021. Na qualificação, entre os diversos conteúdos trabalhados, os alunos aprenderão a produzir eventos de moda, como feiras e desfiles, fazer editorias para mídia digital e impressa e utilizar técnicas de Visual Merchandising em pontos de venda.

As inscrições para a formação técnica podem ser realizadas no Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia, no qual também é possível conferir outros cursos ofertados pela unidade.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Senac Marília