Você dá conta? Por Ana Gláucia Lima

Oi pessoal, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.

E então, “você dá conta”?

Quantas vezes ouvimos essa expressão e quantas vezes falamos isso pra nós mesmos? Quantas vezes somos cobrados em “dar conta” de todas as atividades impostas, de todas as tarefas e mais, de todas as expectativas que colocam em nós e que colocamos em nós mesmos? Quantas vezes nos maltratamos com esse peso?

Como você sabe que vai dar ou não conta de um projeto? Como você lida com tantas tarefas, atividades, metas e desafios a serem cumpridos?

São tantas perguntas, não é mesmo? Mas são perguntas extremamente importantes que devem fazer parte da nossa rotina. Qual é o meu limite? Será que já atingi? Porque faço o que eu faço? Quero provar algo pra mim ou pra alguém?

Tivemos o exemplo de Simone Biles que deixou a competição na Olimpíadas relatando a necessidade de cuidar da sua saúde mental em meio a tanta pressão e expectativa sobre ela.

Muito se falou da sua atitude, e o mundo tem falado sobre repercussão que seu comportamento gerou.

O que podemos ressaltar é a importância em olhar para si e conseguir enxergar os seus limites. Conseguir se respeitar mesmo em meio a tanta expectativa e pressão externa. Simone nos mostra que precisamos urgentemente cuidar da nossa saúde mental, pois ela que, no final, vai ditar algumas regras.

Esse caso é um retrato de estresse e sobrecarga. Retrato de olhar o outro apenas pelo viés de seus resultados e não a pessoa que esta por trás desses resultados.

Não somos somente um número, por mais que esse seja um pensamento corporativo que tem sofrido reformulações, mas que ainda impera em algumas organizações. Se te olham como um número, NÃO SE OLHE assim.

Se queremos que as pessoas nos respeitem e nos vejam holisticamente, nos precisamos fazer esse movimento primeiro.

Simone levantou uma bandeira extremamente importante nos dias de hoje. E quem souber refletir positivamente com essa atitude tem muito a ganhar.

Então, volto a te perguntar: “Você dá conta”?

Ótimo dia pra você!

 

Drª Ana Gláucia Lima CRP 06/119519

Redes sociais @psicologaanaglaucialima

Whatsapp 14 99746 – 4490