ACIM convoca comerciantes para decidir calendário do comércio

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) está convocando para o próximo dia 31, terça-feira, as 9 horas, assembleia geral extraordinária para decidir o calendário de funcionamento especial do comércio de Marília para os meses de: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, deste ano.

A ideia dos dirigentes da associação comercial é disciplinar o funcionamento das lojas nestes meses, principalmente no que se refere aos sábados, e dias especiais com campanhas promocionais.

“É de fundamental importância que o comerciante participe, afinal, todos serão afetados neste sentido, pois, uma vez decidido todos participarão do funcionamento combinado”, alertou Adriano Luiz Martins que acredita na presença de um bom número de comerciantes, que está preocupado com a regularização em virtude da retomada das vendas neste quadrimestre. “Com a pandemia chegando ao final, em breve estaremos no normal como antigamente”, disse o dirigente de Marília.

Com o abre e fecha das lojas nas diversas fase do Plano São Paulo de combate a pandemia, imposta pelo Governo do Estado de São Paulo, o consumidor e principalmente o comerciante ficaram sem parâmetros para informar quando as lojas estavam abertas ou fechadas.

“Esse foi o maior prejuízo, afinal, muitas vezes a loja estava aberta, e isso tem custo, mas sem consumidor”, lembrou José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial mariliense. “E muitas vezes o consumidor achava que as lojas estavam abertas e as encontravam fechadas”, disse ao mostrar como a incerteza foi prejudicial à todos.

“Com a recuperação nas vendas a partir de agora, precisamos combinar certo e investir na divulgação”, destacou o diretor da associação comercial que vem conversando com grupos de lojistas e observado propostas diferentes. “Existem comerciantes que querem horários alternativos num período todo, outros lojistas querem um período menor, e tem aqueles que querem um período bem maior”, comparou José Augusto Gomes.

Esta assembleia convocada pela Associação Comercial e Industrial de Marília não discutirá o horário de atendimento especial do comércio de Marília na temporada de 2022, de Janeiro a Dezembro. Segundo José Augusto Gomes a proposta é resolver a questão de imediato, afinal, muitos comerciantes estão se preparando para as campanhas promocionais nestes próximos quatro meses, e o horário de funcionamento é fundamental em todos os sentidos.

“Com a definição do horário é possível investir de forma mais segura nas campanhas e principalmente os acordos entre empregadores e empregados”, destacou o superintendente da entidade que aponta a pandemia como o principal motivo das incertezas. “Fato sem precedentes e tivemos que nos adaptar da forma como era possível”, lembrou José Augusto Gomes. “Agora com o caminho da normalidade é possível encontrar um horário que beneficie a maioria”, disse.

Para participar da assembleia geral extraordinária o associado precisa fazer parte do quadro associativo e não pode se fazer representar. A decisão é soberana e será encontrada de acordo com o Código de Posturas do Município e a Convenção Coletiva de Trabalho.

“Por isso a importância da participação da maioria, afinal, a decisão afetará a todos”, repetiu o dirigente que publicará edital e seguirá todos os trâmites legais para a regularização da decisão. 

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Agencia Brasil