36,9% dos diagnósticos de câncer em homens são de próstata’, aponta médico da Santa Casa de Marília

Em palestra realizada aos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Marília, neste dia 24 de novembro, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, o médico urologista André Guzzardi informou que “36,9% dos diagnósticos de câncer em homens são de próstata”.

A maior incidência da doença é registrada em homens a partir dos 60 anos, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística). Porém, pessoas com histórico de câncer de próstata na família e homens da raça negra podem ter a doença com idade inferior e por esta razão a importância da realização dos exames preventivos a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com números divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer).

“A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e pesa cerca de 20g, como se fora uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e tem como principal função produzir o líquido seminal. É importante que seja feito o rastreamento da doença através do PSA (Antígeno Prostático Sanguíneo) e do toque retal. Em caso de detecção de anormalidades, é pedida a biópsia da lesão. O tumor é o adenocarcinoma em 95% dos casos e se caracteriza por estar em zona periférica. Os sintomas aparecem em fases mais avançadas do câncer de próstata e a maioria dos casos é assintomática. Quando existem sintomas, eles podem ser: urgência miccional, jato urinário fraco e aumento da frequência urinária”, explicou André Guzzardi.

Em caso de detecção precoce do câncer de próstata, as chances de cura são de até 90%. O tratamento pode ser cirúrgico, através da prostatectomia, ou então da radioterapia. “Por esta razão reiteramos que todo homem deve fazer exames preventivos a partir dos 50 anos”.  

Novembro Azul na Santa Casa de Marília

Além da palestra deste dia 24 de novembro, do médico urologista André Guzzardi, explanações do também médico urologista Guilherme Caldas já tinha acontecido no dia 19 de novembro.

Nos dias 17 e 18 de novembro, Pedágio de Promoção da Saúde do Homem contou com a participação de funcionários da Santa Casa de Marília. Na oportunidade, foi destacada a importância da realização de exames preventivos para detectar o câncer de próstata o quanto antes e assim aumentar as chances de cura.

Laços azuis e balas com cartões de conscientização do Novembro Azul foram entregues durante os pedágios.

Vale ressaltar que camisetas continuam sendo vendidas a R$ 40,00 através de uma parceria com a Proeste Nissan e Proeste Renault, dentro da campanha Proeste Solidária, com foco para o Outubro Rosa ( combate ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata). A renda será revertida ao Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília.

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Marília

Compartilhe a leitura