Consórcio de Veículos de Imprensa é criado pela primeira vez em Marília

No último dia 8 de dezembro, foi criado, de forma inédita em Marília, o Consórcio de Veículos de Imprensa. Formado por seis importantes veículos de comunicação da cidade, o projeto vem para enriquecer a informação local, priorizando a veracidade e credibilidade dos fatos, principalmente diante do bombardeio de fake news que a comunicação local e nacional tem enfrentado nos últimos meses.

Seguindo o exemplo do já conceituado Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, criado no dia 8 de junho de 2020, em uma parceria entre o Grupo Folha, Grupo Globo, Extra, Grupo Estado e UOL, para informar a população sobre os dados da pandemia de Covid-19 no Brasil. O Consórcio “mariliense” une profissionais com interesses em comum: “A busca por um trabalho transparente, através de informações e fatos verídicos e a liberdade de noticiar o que realmente é de interesse da população”.

Os profissionais Athos Guerra (O Mariliense), Cristiano Gonçalves (Jornal Cidade), José Carlos Venâncio – Kaíto Jr (Jornal do Ônibus de Marília), Fernando Andrade (Conexão Marília), Marco Aurélio Zaparolli (Portal Mariliense) e Rodrigo Viúdes (Blog do Rodrigo) se uniram por um jornalismo sério, imparcial e favorável à Marília.

O jornalista e comunicador Athos Guerra (O Mariliense) destacou o quanto é importante para a comunicação local e regional a criação do Consórcio, “Infelizmente é difícil se expressar na cidade, pois, corremos o risco de retaliações comerciais e outros tipos de perseguições que acabam sepultando a prática do bom jornalismo. Eu vejo a criação deste consórcio como uma proteção neste sentido, onde não seremos mais vistos como veículos frágeis. Agora, mexeu com um, mexeu com todos e, no que diz respeito a informação será de suma importância para a cidade a elaboração de uma pauta comum para determinados temas de relevante importância para os munícipes, sem com isto interferir no conteúdo jornalístico de cada veículo de comunicação aqui presente, conotando a preocupação ética com o departamento comercial de cada um”, afirmou.

Para Cristiano Gonçalves (Jornal da Cidade), a criação do Consórcio se faz necessário para a comunicação da cidade, “É a união de forças em prol de um jornalismo sério, transparente e com pautas comuns sem comprometer o cotidiano editorial e comercial de cada veículo. Próximo passo será agora buscar parcerias com o Ministério Público, OAB e outras instituições para consolidar nossos objetivos. Nosso compromisso será com a verdade dos fatos para cidade”, comentou.

Para o jornalista Rodrigo Viúdes (Blog do Rodrigo) o Consórcio é importante também para o jornalismo regional, “O jornalismo investigativo na sua essência, com transparência na busca da verdade dos fatos, este será o consórcio de imprensa que com certeza acabará agregando ainda outros veículos de imprensa que são apaixonados pela mesma causa; o jornalismo com profissionalismo.”

Para Fernando Andrade (Conexão Marília), a iniciativa vai de encontro com o desejo da população; “ Vivemos hoje, dias de dúvidas, de um lado um fala uma versão e do outro conta outra versão. O consórcio chega justamente para ser um divisor de águas límpidas, sem compromisso com lado A ou B, mas com a população e a sociedade como um todo”, disse.

De acordo com o jornalista, Marco Aurélio Zaparolli (Portal Mariliense); “É emocionante ver que conseguimos sentar a mesma mesa, e chegar a um consenso de que é possível ainda fazer um jornalismo de qualidade, sem amarras ou indução política. Isto não é corporativismo, é  a luta do direito investigativo e transparente da imprensa.

Para finalizar, José Carlos Venâncio Kaíto Jr (Jornal do Ônibus de Marília) comentou a importância do projeto, “O consórcio nasce na cidade de Marília para a defesa da verdadeira imprensa e do seu legitimo direito de oficio em todas as instâncias. Como eu sempre menciono a todos; a questão não é ser oposição ou situação, mas ter posição diante dos fatos e acontecimentos. Compromisso com a noticia e um posicionamento em defesa daqueles que exercem a profissão com excelência. A essência do bom jornalismo está aqui. Este será o consórcio de veículos de imprensa”, finalizou.

 

Por fim, leia mais O Mariliense