Em quase um ano, Prefeitura resgata 96 animais de grande porte das ruas e rodovias de Marília

Cidades do entorno de Marília têm registrado nos últimos dias diversos acidentes com animais de grande porte em vias públicas, muitos deles, em rodovias e que vitimaram diversas pessoas.

Só em Marília, de janeiro a novembro de 2021, quase 100 acidentes podem ter sido evitados com o trabalho de resgate de animais implantado há três anos em Marília.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, que administra o trabalho da empresa BG Zangrossi Resgate de Animais. Ao todo, 96 animais de grande porte (equinos, bovinos e muares) foram resgatados das vias públicas da cidade em 2021.

De acordo com a médica veterinária Dra. Thayrine Oshima, da empresa BG Zangrossi, no caso dos animais de grande porte o proprietário recebe uma multa por deixar o animal solto em vias públicas. “Isso na primeira apreensão, na segunda o valor da multa é duplicado e na terceira ele perde a guarda”, disse a profissional.

Ainda de acordo com a veterinária, o prazo é de 72 horas para entrarem em contato alegando a falta do animal, porém, um prazo de até 30 dias é concedido; passando disso, o animal vai à doação.

TRABALHO INÉDITO EM MARÍLIA

O trabalho inédito de resgate, tratamento (que inclui castração) e doações de animais com microchip de identificação foi implementado há três anos na primeira gestão do Prefeito Daniel Alonso.

“Antes desse trabalho, muitas pessoas morriam vítimas de acidentes, principalmente com animais de grande porte, como os cavalos. Podemos notar que nos últimos anos, isso já não ocorreu e muitas vidas foram salvas na nossa cidade”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.

COMO PEDIR AJUDA?

Em caso de animal atropelado, machucado, doente, errante sem proprietário ou em situação de maus tratos a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A equipe especializada da empresa recebe a informação da ocorrência através dos Bombeiros, faz a triagem e em sendo situação do atendimento faz o resgate. Mais informações sobre as doações podem ser obtidas, em horário comercial, pelo telefone (14) 99684-2983.

 

Por fim, leia mais O Mariliense