La Musetta vence editais de incentivo, apresenta revista em HQ e amplia representações em 2021

Ao término do seu quarto ano de atividade, a agência de representação artística La Musetta Arte Ao Mundo, dirigida pela produtora cultural e jornalista Caká de Cerqueira César, apresenta resultados e números inspiradores. “Quando iniciamos, em 2018, sabíamos que iríamos avançar. Naquele ano, identifiquei a necessidade de agregar num mesmo escritório os vários talentos existentes em nossa cidade e na região”, detalhou Caká.

O ano de 2021 comprovou a capacidade técnica e a amplitude das linguagens artísticas e projetos culturais representados pela La Musetta. O escritório logrou êxito em editais abertos pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Marília, trouxe ao público a HQ (história em quadrinhos) de super-heróis ‘Radius’, idealizada por Tiago de Moraes, e ampliou o leque de representações artísticas. O casting agora é composto por ilustradores, roteiristas, escritores, fotógrafos, artistas plásticos, produtores, cantores, músicos, maestros, performers e capoeiristas.

Entre as conquistas de 2021, se destacam o primeiro lugar no Edital de Fomento Cultural n.º 2, da Prefeitura Municipal de Marília, aberto pela Secretaria Municipal de Cultural, com o prêmio de R$ 25 mil para a publicação e circulação do romance épico ‘Canavial os vivos e os mortos’, do escritor Ramon Barbosa Franco. Um dos primeiros escritores representados pela La Musetta, Ramon Barbosa Franco trouxe nesta obra a realidade dos cortadores de cana-de-açúcar com ilustrações do artista plástico naif Aloísio Dias da Silva. Caká de Cerqueira César será editora do livro e a publicação sairá pela editora La Musetta no próximo ano de 2022.

Outro destaque foi a conquista do 18º lugar no edital Proac Lei Aldir Blanc pelo projeto ‘Escaneandome’, da artista plástica e fotógrafa Luciana Crepaldi, do casting da La Musetta. A obra de Lú Crepaldi ficou entre as 20 selecionadas dentro de uma concorrência com 365 projetos inscritos. A proposta totalmente inovadora da artista terá R$ 50 mil para ser realizada.

HQ Radius

O primeiro super-herói idealizado em Marília, tendo inclusive a cidade como cenário de uma distopia que se passa em 3.121, consiste no projeto inovador com a chancela da La Musetta. Conduzida por Tiago de Moraes, a revista em quadrinhos passou pela fase de captação de recursos via financiamento coletivo local, leitor incentivador e apoio cultural. Radius, personagem concebido pelo publicitário Tiago de Moraes, está no centro de narrativa que transmite uma mensagem de esperança, mesmo quando tudo possa parecer estar perdido.

“Para 2022 teremos muitas novidades, principalmente com as novas linguagens que passamos a trabalhar neste ano de 2021. A proposta é apresentarmos 8 projetos no Proac ICMS e concorrer em novos editais que vierem a ser abertos no decorrer do ano”, contextualizou a produtora Caká.

Os futuros trabalhos serão nas áreas de Literatura, Literatura Infantil, Música, Música Eletrônica, Fotografia, Audiovisual (Cinema, Documentário e Clipes), HQ (História em Quadrinhos) e Artes Plásticas.

Antes das conquistas de 2021, em 2020, Caká e a La Musetta alcançaram êxitos em editais em Marília, através de ‘Choros Allegros’ (Proac Lei Aldir Blanc, Proac São Paulo e Prêmio de Marília Sérgio Ricardo), recital de Leoni Daddério (Edital Municipal Lei Aldir Blanc), e em Lins, aulas de canto lírico com Nathália Rey (Edital Aldir Blanc) e apresentação de ‘Choros Allegros’ (Edital Aldir Blanc).

“A La Musetta tem esta capacidade de agregar talentos numa mesma localidade para a realização de grandes projetos. A nossa expertise pôde ser comprovada em Marília e em Lins, e estamos confiantes de que poderemos realizar mais e assim levar a arte ao mundo”, concluiu a produtora cultural Caká de Cerqueira César.

 

Por fim, leia mais O Mariliense