Festival Internacional Marília em Danças começa nesta terça

O Festival Internacional Marília em Danças é uma parceria entre a Uirapuru Produções e Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem a coordenação artística realizada por João Pirahy. Realizado anualmente no mês de julho, o Festival contempla todas as linguagens da dança e está entre os mais importantes do País.

As seletivas presenciais para o Festival aconteceram em várias regiões do país, incluindo seletivas por vídeo e Festivais online. Além disso, o Festival conta com importantes parcerias com Instituições e Companhias Nacionais e Internacionais (Argentina, Portugal e Itália).

Nesta edição, a cidade de Marília receberá cerca de 1.000 bailarinos e 40 grupos e escolas de diversas regiões do país e da América Latina – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande Sul e Argentina. Serão aproximadamente 300 coreografias distribuídas em cinco dias de evento.

Além de promover um grande espetáculo de dança na cidade de Marília, o Festival tem a missão de promover e difundir a linguagem da dança através de atividades formativas aos estudantes que, além de exercitarem e ampliarem o contato com o palco e público, tem como maior objetivo revelar futuros valores e potenciais artísticos, dando acompanhamento técnico, humano e encaminhamento profissional.

O evento conta com renomados nomes da Dança do Brasil, Argentina e Portugal, que farão parte do corpo de jurados e ministrarão workshops. O Festival oferecerá duas oficinas gratuitas: Técnica Masculina e Vídeo Dança (Inscrições no site https://www.festivaluirapuru.com.br/ )

Uma novidade este ano será a Mostra Internacional de Videodança que acontecerá simultaneamente em vários espaços do Teatro.

Além das premiações em dinheiro, o Festival selecionará bailarinos para participar de residências artísticas na Argentina, Portugal e Itália e também selecionará coreografias para importantes Festivais na Argentina e Itália.

CRONOGRAMA RESUMIDO

De 12 a 15 de julho – início das apresentações às 18h.

Dia 16 de julho – início das apresentações às 16h.

Dia 17 de julho – início das apresentações às 14h (Gala dos Campeões)

A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis uma hora antes na bilheteria do Teatro Municipal.

A programação completa está no site oficial do evento: https://www.festivaluirapuru.com.br/.

 

Por fim, leia mais O Mariliense