Dia do amigo – Amizade saudável X Saúde mental equilibrada

No mês de julho temos o prazer de comemorar os laços de amizade. O dia do amigo, comemorado em 20 de Julho, é uma data que nos remete à lindas histórias de carinho e fidelidade entre amigos, conquistados ao longo da vida. Neste sentido, vamos aproveitar esse momento para refletir sobre os benefícios que uma amizade saudável pode trazer para nossa saúde física e mental. Somos seres desejantes e sociáveis e por esta razão vivemos nossas vidas conectados com o outro, ou os outros.

Cultivar o ciclo de amizades, além de ser um tipo de prática saudável e prazerosa, pode oferecer inúmeros benefícios para nossa vida, como: diminuição do risco de doenças pelo aumento da imunidade; alcance da longevidade; aumento dos mecanismos ligados ao otimismo; coração saudável; compartilhamento de sentimentos e facilidade ao externar emoções; estímulo a relações mais duradouras; extinção da depressão e elevação da autoestima.

Uma amizade verdadeira pode influenciar nossos comportamentos e ancorar hábitos equilibrados de qualidade de vida, que demonstram impactos profundos na melhora do estado físico e mental das pessoas.

Além disso, a amizade faz bem ao coração literalmente, já que nossas emoções, principalmente quando estamos felizes em grupo, influenciam muito nossos batimentos cardíacos, diminuindo a probabilidade de doenças cardíacas e infarto em 22% dos casos.

A verdade é que, sorrir, dividir sentimentos e pensamentos podem trazer alívio e satisfação, principalmente porque diminuem a solidão e auxiliam na indução de uma longevidade mais acentuada, pois um mecanismo natural dos seres humanos é a vontade de dividir suas experiências, gostos, necessidades e sensações.

E ter um amigo de confiança para compartilhar sentimentos, ajuda a melhorar a saúde mental de todos. Não somos ilhas e nem devemos buscar uma vida de solidão. Não é saudável enfrentar o mundo sozinho.

A amizade auxilia os aprendizados e induz o amadurecimento, já que partilhamos experiências e garantimos crescimento e melhorias, através das relações interpessoais. E o ganho embutido nesta troca de relações ajuda no desenvolvimento de sentimentos bons, no próprio bem-estar, na empatia, além de cultivar a paciência e a compreensão.

Um outro benefício enriquecedor de uma relação de amizade saudável é a aceitação das diferenças e semelhanças que nos tornam seres únicos e distintos. Vista como uma das principais fontes de felicidade e bem-estar, a amizade traz um apoio emocional importante ao indivíduo, uma vez que o compartilhamento de interesses, emoções, ideias, experiências e sentimentos, faz parte do universo desta relação que, através do prazer pode ser grande responsável na ajuda ao nosso cérebro quando o assunto são os mistérios do envelhecimento.

Portanto, sempre que tiver a oportunidade demonstre seu carinho, diga que ama, diga que está com saudade, faça uma surpresa virtual, mas não deixe de demonstrar afeto. Aproveite a contribuição benéfica e emocional que essas relações podem nos trazer, sendo relações saudáveis e prazerosas, como: o cuidado, a cumplicidade e o carinho ao coração. Enfim, de uma coisa esteja certo: ao longo de nossa trajetória, à medida que a vida vai se desenvolvendo, vamos identificando quem são os amigos de verdade, que devem ser valorizados e guardados do lado esquerdo do peito, como assim falava a canção.

 

Por fim, leia mais O Mariliense