Aumenta o número de pessoas com aparelho rackeado em Marília

Você sabe que aquela mensagem despretensiosa, enviada por uma suposta empresa ou algum conhecido e que tem todo o jeitinho de ser real pode ser falsa?

Na cidade de Marília o número de pessoas que caem no golpe do celular clonado é cada dia maior. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para nossos leitores não caírem mais nessa armadilha.

Desconfie sempre, mesmo a mensagem SMS, Whatsapp, Telegram e E-mail sendo real. Diariamente milhares de Marilienses recebem links falsos informando sobre promoções, sorteios e até mesmo cobranças.

A primeira questão que você deve se perguntar é se a empresa realmente faria este tipo de abordagem e se a maneira que a empresa trabalha seria esta. Exemplo, recentemente este jornalista que lhe escreve recebeu um SMS com número de cobrança dizendo que estava em débito e que iriam penhorar se eu não clicasse naquele momento no número 0800 que estava na mensagem.

Bom, primeiro eles tinham acesso ao número do meu CPF e como boa parte dos brasileiros quase tem alguma dívida ou débito, fiquei tentado a clicar para saber sobre o que se tratava, no entanto, antes disso eu acabei desconfiando de algo anormal na mensagem. Mesmo tendo meu CPF eles não informaram qual empresa era e nem mesmo qual era a dívida, muito menos em qual cartório meu CPF seria penhorado.

Outro golpe que muitos caem é em mensagens de banco, sobre bloqueio de cartões e agendamentos de PIX. Lembre-se sempre que, nenhum banco envia SMS sobre assuntos que você só resolve na AGÊNCIA. Então, na próxima vez que vc receber este tipo de mensagem, desconfie sempre que pode ser alguém tentando acessar seus dados e aplicativos.

Ao clicar em links enviados por golpistas, um programa (vírus) é instalado em seu aparelho eletrônico, seja celular, notebooks e outros, possibilitando o acesso aos seus aplicativos. Caso os aplicativos de banco não estejam com autenticação em dois fatores, se torna mais fácil ainda o acesso dos golpistas à suas contas bancárias e outros dados disponíveis no seu aparelho.

Pedido de dinheiro

Outra maneira de conseguir dinheiro é pedindo em seus grupos de aplicativo de mensagem e familiares, possivelmente apelando para pessoas mais próximas e com mensagens mais recentes. “Ahn Pai, preciso pagar um boleto, porém meu aplicativo está em manutenção, ou meu banco não está normal, faz um pix pra mim”, este é o mais comum.

E-mails também podem contar com este tipo de ação, olhe sempre o endereço eletrônico do e-mail enviado e não somente o nome que aparece para você. Não clique e busque telefones ou emails oficiais das empresas para perguntar sobre o assunto ou mensagem, (isso inclui não ligar no número descrito na mensagem recebida, dê um google).

A todo momento surge uma nova modalidade de golpe, capaz de lesar pessoas comuns como eu e você, por isso, se informe sempre com a polícia ou outro órgão oficial e de confiança.

 

Por fim, leia mais O Mariliense