Prefeitura divulga programação da Campanha Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal da Saúde, está divulgando as ações que serão realizadas durante a Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. 

Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O Setembro Amarelo na cidade terá ações internas voltas às redes de atenção em saúde, educação e assistência social; e também programação aberta à população em geral – essas ações terão a coordenação geral do médico psiquiatra Dr. Klyll Morais Carneiro.

As ações internas serão as seguintes: dias 13 e 14, às 9h, Equipes Caps realizam capacitação junto aos CRAS; dias 21 e 22, Equipe Técnica de Saúde Mental realiza Capacitação sobre o Fluxo de Saúde Mental e sobre o Programa Municipal de Melhoria do Acesso ao Cuidado para os profissionais de Enfermagem; e dia 28, Manejo de Risco: Suicidologia . Capacitação às Equipes Multiprofissionais e Médicos.

Ao longo do mês serão realizadas palestras da Equipe Caps I junto às escolas estaduais de ensino fundamental, com o tema “E o risco virou palavra…”. Os Caps adulto e infantil vão ao cinema em três sessões durante este mês.

Para a população em geral haverá uma série de ações: dia 9 (sexta-feira), às 9h, no auditório da secretaria de Saúde (Av. Castro Alves, n° 61), haverá Roda de Conversa: “O poder de “compartilhar” na saúde mental”, com a coordenação do médico psiquiatra Dr. Klyll Morais Carneiro; dia 10, das 14h às 15h, no Marília Shopping, ação de Divulgação dos serviços CAPS; dia 15, jàs 9h30, no Centro Comunitário do Jânio Quadros, Roda de Conversa: “Como posso gostar da minha vida?”, com a coordenação do psicólogo Wagner Garcia; dia 22, a partir das 18h, na Feira Noturna, ação de divulgação dos serviços CAPS; e dia 24, das 15h às 19h, na Feira na Praça da Emdurb (Av. das Esmeraldas, também ação de divulgação dos serviços CAPS.)

 

Por fim, leia mais O Mariliense