Seminário de Turismo da Região Turística Alto Cafezal reuniu 15 cidades

Na última quarta-feira (31), Marília sediou o 1º Seminário da Região Turística Alto Cafezal e foi um sucesso. Com um público aproximado de 100 pessoas, o evento reuniu representantes de 15 cidades da região, sendo eles da gestão pública, do trade turístico e da comunidade em geral. 

Promovido pelo Sebrae, em conjunto com as prefeituras da RT (Região Turística) Alto Cafezal, o objetivo foi discutir cenários, tendências e o desenvolvimento do setor. 

Além das falas dos prefeitos e demais autoridades, o encontro contou com o vídeo do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, direcionado especialmente ao seminário, em que ele demonstra sua afinidade com a região, destacando os destinos inclusivos e hospitaleiros, sinais claros de que acompanha o trabalho e se compromete com o grupo.

Para o vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa, a cidade e a região estão no caminho certo: “Temos muito potencial. É necessário planejar, organizar e promover o roteiro do território regional e, para isso, se faz necessária a conexão entre gestão pública e empreendedores”.

Na sequência, os representantes dos municípios da RT Alto Cafezal fizeram as suas apresentações: Álvaro de Carvalho, Gália, Garça, Marília e Vera Cruz. Todos ressaltaram a importância da regionalização, a sensibilização das demais cidades da região, o valor do trabalho em conjunto e a relevância da sinergia entre poder público, iniciativa privada e comunidade. 

O presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende, também esteve presente e reiterou o compromisso do Legislativo em apoiar as boas práticas e ações do turismo, que é um grande propulsor de desenvolvimento econômico. 

Para finalizar, houve a palestra de Luciana Sagi, da FIA, consultora de planejamento e gestão de destinos turísticos. Ela compartilhou suas experiências e vivências em planejamento e promoção de projetos turísticos em várias localidades. Deu várias dicas para a região e fez algumas “provocações” para que todos reflitam sobre a atividade turística e sua importância. Após o término os presentes interagiram com perguntas. 

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Nelson Mora, reafirmou o compromisso com a região e o trabalho em conjunto para o fortalecimento da atividade turística. 

 

Por fim, leia mais O Mariliense