406 alunos de EMEF são classificados para a 2ª fase da Olimpíada Mirim de Matemática

Cerca de 4.100 alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília, participaram no último dia 30 de agosto da 1ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Mirim, em sua primeira edição, direcionada aos estudantes de 2º ao 5º anos.

Nesta etapa, 406 alunos foram classificados para a fase seguinte da OBMEP Mirim, que ocorrerá em 11 de outubro, data em que será novamente aplicada uma prova classificatória composta de 15 questões objetivas (múltipla escolha) com conteúdo correspondente ao ano de escolaridade dos alunos.

Segundo Rita Borguetti, Supervisora Escolar da Educação Básica, “a classificação de 188 alunos de 2º e 3º anos na categoria 1 e 218 alunos de 4º e 5º anos na categoria 2 reflete todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas escolas, apoiado em formações oferecidas aos professores -coordenadores e compartilhadas com os demais professores das Unidades Escolares nas HECs (Horas de Estudo Coletivo) realizadas semanalmente.”

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá na data de 3 de novembro a 3ª fase da Olimpíada Mirim de Matemática, envolvendo o aluno melhor classificado em cada categoria de todas as EMEFs envolvidas.

A participação dos alunos foi muito incentivada nas escolas municipais. “Além de promover a ampliação de conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico, participar de uma Olimpíada desse porte agrega experiências de vida aos nossos estudantes, importante para o crescimento dos mesmos enquanto cidadãos”, disse o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi.

A OLIMPÍADA MIRIM

A Olimpíada Mirim é uma competição científica nacional realizada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o objetivo de incentivar o ensino da Matemática e transformar a relação das crianças com essa área de conhecimento, a OBMEP Mirim introduz aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem dos alunos envolvidos.

O público alvo são alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, divididos em duas categorias: Mirim 1 (2º e 3º anos) e Mirim 2 (4º e 5º anos).

Mais informações poderão ser encontradas na página eletrônica da Olimpíada: https://olimpiadamirim.obmep.org.br/http://https://olimpiadamirim.obmep.org.br/.

 

Por fim, leia mais O Mariliense