Projeto de Arte Mural é realizado na EE. Antonio Augusto Netto

Com apoio da Secretaria da Cultura de Marília, o Projeto de Arte Mural foi desenvolvido na EE. Antonio Augusto Netto, orientado pela artista plástica Esmeralda Jatobá. O projeto contou com a parceria da escola e do Projeto Pedagógico do Núcleo de Ensino da UNESP/Marília no desenvolvimento da temática da cultura da paz. 

As ações do projeto foram custeadas com o recurso do Edital de Chamamento Público nº 02/2021, lançado pela Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais. 

O projeto buscou desenvolver os conteúdos trabalhados (temática cultura da paz) por meio de um olhar artístico, ao mesmo tempo em que se realizou a revitalização de um importante espaço de convivência dos alunos, além de proporcionar a eles uma imersão nos processos técnicos e criativos da arte pictórica, que culminou com a realização de dois murais coletivos perpendiculares de 2m x 2,5 cada. 

Para atingir esse objetivo “os alunos participaram diretamente de todas as etapas do processo artístico, desde a discussão e concepção de ideias, até a execução da arte, além de ser trabalhada a conscientização a respeito da necessidade de uma cultura de paz.”, explicou a artista plástica e orientadora do projeto, Esmeralda. O trabalho de registro fotográfico foi realizado pelo fotógrafo mariliense, Wellington de Oliveira (Índio).

Ainda de acordo com a artista, em um mural foi abordado o tema da discriminação e da violência, em um diálogo com o poema “Certidão de óbito” de Conceição Evaristo e a música “Guerra” do grupo musical Porto-riquenho Calle 13. 

Em outro mural, foi desenvolvida uma imagem que trouxesse a carga da tolerância, amor e respeito ao próximo, um abraço coletivo de onde brotam flores bebericadas por um beija flor. 

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, parabenizou a comunidade escolar, especialmente os alunos que participaram do projeto; destacou que eles deixam um importante trabalho na escola, um mural comunicativo, popular e interativo em prol da arte e da educação que está ao alcance de todos. 

Jessyca Eiras Jatobá Santos (Esmeralda Jatobá) é formada em Filosofia com pesquisa em filosofia da arte, pela UNESP/Marília. Artista plástica e ilustradora trabalha com desenho e tatuagem desde 2014, tendo participado de diversas exposições em Marília e região. Realizou ilustrações e capas de livros, dentre estes Conchinhas para Catar?  e Caçador de Guaiamus (editora Fonte de Ideias); Meu Diário de Memórias (editora Pindorama) e Antropologia: uma introdução à ciência da diversidade humana e sua vocação democrática (editora Lutas Anticapital). 

 

Por fim, leia mais O Mariliense