EB-2 NIW pode ser uma solução para quem deseja imigrar para os Estados Unidos

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, e isso é possível com o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver), um dos mais desejados pelos graduados, por dispensar a necessidade de ter uma oferta de trabalho válida em solo americano.

Para Kris Lee, sócia administradora e advogada no escritório de advocacia Lee Toledo PLLC, com mais de 30 anos de prática jurídica, as políticas de imigração adotadas pela atual administração trazem vários benefícios para os Estados Unidos para aqueles que desejam morar no país. “A administração de Biden tem militado pela imigração legalizada, especialmente em áreas que há expansão industrial. Os setores que mais necessitam de mão de obra no país são infraestrutura, meio ambiente onde há várias oportunidades para que estrangeiros solicitarem o visto EB-2 NIW”, segundo ela.

A advogada explicita que se o interessado preencher os requisitos para o visto, o processo é extremamente simples, mas alerta para consultores que apoiam este tipo de solicitação. “Se você puder basear-se nas habilidades educacionais e na sua formação, esta é uma ótima oportunidade para imigrar para os Estados Unidos. Mas é relevante lembrar que é extremamente importante o acompanhamento por um advogado especializado em Direito Internacional, e não consultores que alegam ser experts”, ela aponta.

De acordo com a Kris Lee, existe uma escassez de trabalhadores no mercado americano, o que faz com que as políticas de imigração se tornem ainda mais flexíveis. “Atualmente, o país tem uma população envelhecendo e uma taxa de natalidade em queda. Isso traz consequências negativas para o mercado de trabalho, fazendo com que o resto do mundo se torne uma boa fonte de mão de obra”, lamenta.

Para a sócia da Lee Toledo, desenvolver um plano de negócio detalhado pode trazer benefícios para o requerente. “É basicamente um roteiro, descrevendo como você pretende contribuir para o desenvolvimento da economia dos Estados Unidos, se é abrindo uma empresa ou compartilhando suas habilidades e seu conhecimento. Apresentar um histórico financeiro e projeções é essencial para um plano de negócio ser robusto e com informações relevantes para o consulado”, relata.

De acordo com o conhecimento de Kris Lee, qualquer brasileiro que possua os requisitos necessários pode buscar uma oportunidade de emprego nos Estado Unidos por meio de plataformas online. “Em qualquer ramo, existem oportunidades em site especializados em oportunidades de emprego, como Likedin ou qualquer outra fonte de contratação que as empresas utilizem”, conclui.

 

Por fim, leia mais O Mariliense