Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio em comemoração ao Dia Mundial da Árvore

Na última terça-feira (20), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em comemoração à Semana da Árvore e também pela limpeza das águas, realizou a recuperação ambiental através do plantio de espécies nativas do bioma Mata Atlântica na zona norte de Marília. 

A área reflorestada se encontra no bairro Jânio Quadros, sendo que foram plantadas aproximadamente 60 árvores com o objetivo de realizar a recuperação ambiental em Área de Preservação Permanente, ao qual se encontram nascentes. 

Marília, através do Plano Diretor de Controle de Erosão Rural, identificou aproximadamente 1400 afloramentos hídricos em todo seu território, entre nascentes e olhos d’água. Na zona urbana constam aproximadamente 100 pontos de água, aos quais estão sendo recuperados através da Secretaria de Meio Ambiente. 

Gabriela Guttier Gava, Assessora Especial do gabinete do Secretário Municipal do Meio Ambiente e também bióloga, ressalta a importância da ação. “A recuperação de Áreas de Preservação Permanente é extremamente importante, pois tem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assim como facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas, assim como consta na Lei 12651/2012.”

A área receberá, além do plantio, o cercamento em todo seu entorno, pois o objetivo da ação além de proteger as nascentes é também evitar o descarte incorreto de resíduos, realizado de forma crônica no local. O descarte incorreto de resíduos se enquadra na Lei de Crimes Ambientais através do Art.54 da Lei 9605/98.

A Secretaria do Meio Ambiente incentiva ações como essa através da doação de mudas adequadas para plantio no passeio público. Retirar no Bosque Municipal, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 1001.

Caso ocorra descarte indevido de resíduos, denunciar nos telefones (14) 3402-6000, através da Divisão de Fiscalização de Posturas, ou 3401-2000 na Secretaria de Meio Ambiente. 

 

Por fim, leia mais O Mariliense