Prefeitura realiza treinamento sobre os Riscos nos Ambientes de Trabalho e EPIs

As secretarias municipais da Educação e da Administração, com o Serviço Municipal da Saúde do Trabalhador, vem realizando o Treinamento “Riscos Ambientais nos Ambientes de Trabalho e Equipamentos de Segurança” – visando conscientizar e instruir os servidores referentes a ações preventivas de acidentes no ambiente de trabalho.

A Portaria MTb no. 3.214/78 aprovou as Normas Regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.

A NR 01 (disposição Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) estabelece no item 1.4 Direitos e Deveres: 1.4.1 Cabe ao empregador: a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho; b) informar aos trabalhadores: I. os riscos ocupacionais existentes nos ambientes de trabalho – Riscos ambientais são os agentes que podem proporcionar danos à saúde e a integridade do trabalhador de acordo com a função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição; II. as medidas de prevenção adotadas pela empresa para eliminar ou reduzir tais riscos – Equipamento de Proteção Individual – deveres e obrigações do empregador e empregado.

O Treinamento vem sendo ministrado pelos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Sebastião da Silva Andrade e Daniela Augusta N. Q. P. Calças.

Para atender a Rede Municipal de Ensino de Marília, os treinamentos foram divididos em 12 encontros para capacitar todos os Agentes Operacionais de Serviços, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar e Gestores, sendo que já foram realizados cinco encontros.

 

Por fim, leia mais O Mariliense