Saúde Mental e Eleições por Ana Gláucia Lima

Olá, pessoal, como vocês estão? Por aqui estamos bem!

Confesso que estou um pouco preocupada com esse momento que estamos vivendo no período de pré-eleição.

Não se fala em outra coisa, não?

É natural estarmos imersos nesse contexto e estarmos discutindo, de forma saudável, sobre esse assunto extremamente importante para o nosso futuro.

A grande questão aqui que quero que você se atente, é, como eu disse; de forma saudável.

Precisamos tomar muito cuidado com distorções cognitivas como, personalização (pegar pra você o que não é seu), dicotomia (tudo ou nada, ou esse ou aquele, “céu e inferno”); rotulação, e esse geralmente fazemos com uma “pitada” de reprodução de falas prontas que estamos consumindo a todo momento; culpabilização (a nós mesmos e aos outros), e esse movimento vimos muito em debates extremamente calorosos, entre outros movimentos que vamos adotando nesse período.

Quero te encorajar a encontrar o ponto de equilíbrio nesse momento. Te encorajar a decidir por si, através de suas conclusões, através de suas pesquisas. De buscar fontes confiáveis e não “comprar briga” que não são suas.

Escolhas suas batalhas de forma saudável. Não esqueça de seus valores primordiais.

Cuidado com movimentos de massa que tiram vantagem de nossos posicionamentos. Você não precisa se expor. Você não precisa brigar. Você pode lutar por uma bandeira e se posicionar, mas lembre-se dos limites em todos os movimentos que adotar.

Proteja-se, porque, como todo movimento intenso, ele passa como um furacão deixando estragos por todos os lados, e depois temos que “recuperar os cacos”. Cacos, muitas vezes, irrecuperáveis e que podem deixar marcas intensas e geracionais.

Pense nisso.

Estamos completamente envolvidos. Vamos nos proteger e cumprir com nosso dever de forma saudável.

Enorme beijo pra vocês.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Drª Ana Gláucia Lima CRP 06/119519

Redes sociais @psicologaanaglaucialima

Whatsapp 14 99746-4490