Secretaria do Meio Ambiente realiza plantio de árvores na EMEI Clara Luz

A Secretaria de Meio Ambiente realizou plantio de árvores na EMEI Clara Luz, que fica no bairro Jardim Maracá, zona norte da cidade, através do Projeto Minha Escola é Verde. 

Os objetivos do Projeto Minha Escola é Verde são, contribuir com a arborização do município enquanto leva educação ambiental para as escolas, desenvolvendo o senso crítico das crianças através de ações que beneficiam o meio ambiente. 

E também contribuir com a porcentagem de massa verde do município através do plantio de espécies do bioma Mata Atlântica, sendo a principal ferramenta contra as mudanças climáticas. 

A professora Janaina Mariano da Silva, idealizadora do Projeto Pé de Sombra, através de estudos feitos com os alunos levantaram questões sobre o sombreamento através de seu crescimento e fechamento da copa e abrigo para os dias quentes. 

Através de roda de conversa sobre a importância de plantarmos árvores, além dos diversos benefícios para nós seres humano, elas beneficiam também toda a biodiversidade, oferecendo além de alimento, abrigo para diversos animais. 

Levantou-se também a importância de não pintar o caule das árvores, pois elas realizam trocas gasosas com o ambiente externo e com a pintura acaba impossibilitando esse processo natural. 

Para a Assessora Especial do Gabinete do Secretario de Meio Ambiente e também bióloga, Gabriela Guttier Gava, ações como essa são fundamentais para o crescimento das crianças, despertando a consciência ambiental.

“As crianças sempre estão dispostas a aprender sobre novos temas, trazer a discussão sobre meio ambiente e a importância de lutarmos por um desenvolvimento sustentável é fundamental para atingirmos nossas metas, segundo a Agenda 2030. Educar é levar sentido para os outros sobre o que fazemos a todo instante”, disse Gabriela. 

 

Por fim, leia mais O Mariliense