Santa Casa de Marília inicia Outubro Rosa com palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama

A Santa Casa de Marília iniciou a programação do Outubro Rosa com palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama, neste dia 3 de outubro. O médico mastologista Carlos Alberto Giandon explanou sobre o assunto no salão de reuniões da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

“A detecção precoce da doença ainda é o melhor caminho para a cura e por esta razão a importância do autoexame e de se procurar um médico em caso de qualquer alteração na mama”, salientou Giandon.

A colaboradora Regiane Rocha, que enfrentou e venceu o câncer de mama, contou a sua experiência na sequência. “Foi muito difícil quando descobri. Já fui ao médico sentindo que estava com a doença. O momento mais complicado aconteceu quando estava passando por sessões de quimioterapia. Com a queda de cabelo veio o preconceito e somente com muito apoio da família e de amigos é que consegui superar tudo isso. Graças a Deus estou curada há quatro anos e levo uma vida normal”.

A médica Camila Abrão, responsável pelo serviço de saúde da mulher no município, ressaltou o trabalho de atendimento às mulheres na rede. “Fazemos a triagem e encaminhamento para exames para o encaminhamento ao tratamento o mais rápido possível. É um trabalho importante que é desenvolvido em nossas unidades para combater o câncer de mama e o câncer de colo de útero”.  

Nos dias 18 e 19 de outubro, das 10h às 12h e das 18h às 19h30, Pedágio Outubro Rosa será realizado nas proximidades do relógio de ponto, com informações passadas por profissionais sobre a prevenção e combate do câncer de mama, além da disponibilização da “mama amiga” para a identificação de nódulos.

No dia 25 de outubro, às 10h, no salão de reuniões, a psicóloga Thassiane Neves destaca “Importância do autocuidado e aspectos psicológicos do câncer de mama”.

E encerrando as atividades do Outubro Rosa, o médico cirurgião plástico Fábio Pierucci enfatiza “Reconstrução da mama”, às 10h do dia 31 de outubro. A profissional Franciele Silva vem a seguir com palestra sobre “Camuflagem estética reparadora”.

Para chamar a atenção para o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estão iluminados na cor rosa.

 

Por fim, leia mais O Mariliense