Síndrome de FORTO afeta a qualidade da saúde no ambiente de trabalho

A Síndrome de FORTO ( Fear of returning to the Office), tema bastante em alta no exterior, e embora não seja classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como crítica tem sido uma preocupação eminente das empresas na volta da pandemia. Ela será o tema central da palestra intitulada “Como avaliar a saúde mental dos colaboradores”, que será proferida no primeiro dia da Sleep Well Expo Brasil  por Claudia Cardillo, especialista em mentoria de carreira, de negócios, escrita literária e comunicação corporativa. A palestra neste evento, com entrada gratuita, acontece no dia 6 de outubro às 13h15 na Arena Bem Estar do Parque Anhembi.

“Também irei abordar quais são os outros valores na hora de contratar novas pessoas e como posso ajudar os gestores a repensarem o processo seletivo das empresas. Será que é só a experiência profissional que é o fator decisivo para contratar? Quais são as outras competências interpessoais que realmente podem fazer a diferença?  Em outro aspecto, além de muito atual, vários profissionais não se acostumaram com o fim do home office e começaram a desenvolver medos, estresse, ansiedade, depressão que afetam a saúde mental e qualidade de vida ao terem que voltar aos escritórios, enfrentar trânsito, se relacionarem com as pessoas para retornar ao trabalho presencial”, comenta Claudia.

Outro fator importante, de acordo com a palestrante, é que os gestores e empresários devem estar abertos para ouvir os  seus colaboradores. É por isso que várias empresas, inclusive multinacionais e transnacionais,  estão implantando modelos híbridos de trabalho ou até mesmo dando a continuidade do home office.

Claudia Cardillo é Especialista em Marketing de Empreendedorismo, Comunicação Corporativa, Branding, Mentora, Mentora de Carreira, Novos Negócios, Escrita Literária, Curadora, Palestrante, Escritora com experiência de mais de 30 anos que coloca em prática em seus programas de mentoria.

Desde 2013, aprimora sua metodologia própria de trabalho para novos empreendedores e pessoas em transição de carreira. Um mix de técnicas, ferramentas, treinamento de competências interpessoais que levam a mudanças, novos comportamentos que favorecem e potencializam os resultados, colecionando reconhecimento ao longo da carreira. O método ajuda a encontrar a persona com foco em alavancar a carreira e a imagem corporativa para o profissional se posicionar no mercado com sucesso e reconhecimento.

Seus livros publicados são: como curadora de conteúdo e coordenadora editorial – Bem viva de corpo e alma: uma abordagem com medicina e terapias integrativas (2022) e Radiofrequência na Cirurgia Vascular – Um Manual Técnico de Radiofrequência na Doença Venosa (2022). Em coautoria –  O Grande Livro do Amor & Sexo (2018) todos publicados pela Editora Literare Books, além de prefaciar vários outros livros e e-books como convidada.

É graduada em Música e Relações Internacionais, além de formação em Musicoterapia, Mestre em Reiki nos sistemas Usui, Tibetano e Kahuna Reiki, Cristaloterapia, Apometria, Cromoterapia, Neurociências e Mindfulness. Compartilha seu tempo com trabalhos voluntários.

 

Por fim, leia mais O Mariliense