Dia Mundial do Planejamento Financeiro: Especialista destaca importância do processo

Se atentar ao planejamento financeiro, desde a fundação de um negócio, é crucial no sentido de organizar as finanças da empresa e garantir uma saúde financeira de longo prazo, para enaltecer a importância deste momento onde os objetivos financeiros são traçados, é comemorado o Dia Mundial do Planejamento Financeiro no dia 6 de outubro. 

A elaboração e o acompanhamento do planejamento financeiro também servem como motivadores para que a equipe de uma empresa alcance os objetivos estipulados com antecedência, é o que acredita André Zeitoune, Gerente de Produto do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

“O planejamento financeiro se torna indispensável para um empreendedor que está no início de sua jornada, pois é a partir dele que a empresa tem o direcionamento para poder atingir os seus objetivos. A equipe tende a ficar motivada a atingir os resultados traçados, utilizando o planejamento como uma espécie de guia a ser seguido, aumentando as chances de sucesso da organização”, comenta André. O especialista também ressalta a importância de se realizar um acompanhamento deste planejamento.

“É necessário ter o controle da situação, acompanhando as ações e iniciativas do dia a dia, além de acompanhar mensalmente o desempenho real Vs o orçado. Isso é suficiente para avaliar em que rumo a empresa está seguindo e quais ações de curto e longo prazo devem ser tomadas para que os resultados e objetivos sejam alcançados. Caso o desempenho real esteja em linha com o desempenho orçado, significa que a empresa está no caminho que previu durante o planejamento financeiro e que as iniciativas estão dando resultado”, destaca o especialista.

Referência no mercado de soluções de gestão, o Bling também passa a se posicionar como uma marca atrelada à gestão financeira de seus clientes, tendo soluções como o Bling Conta, uma conta digital que busca centralizar todas as operações financeiras das empresas em um único ambiente. 

“Com a Bling Conta, nossos clientes conseguem emitir um boleto, fazer transferẽncias, pagar contas e receber online via PIX, tudo isso dentro do sistema de gestão e integrado ao Contas a Pagar e a Receber, reduzindo processos operacionais e financeiros. A Bling Conta, integrada ao módulo de Finanças, com certeza é um diferencial para os clientes Bling”, comenta Zeitoune.

Para Marcelo Navarini, COO da startup, este posicionamento da marca demonstra a força da empresa, que está cada vez mais presente dentro do cotidiano de diversos empreendedores. “Oferecer soluções voltadas à gestão financeira contempla necessidades daqueles que contam com nossos serviços, auxiliando-os a realizar um planejamento financeiro eficaz e intuitivo. Queremos estar cada vez mais presentes no mercado de gestão financeira para atender o máximo de necessidades possíveis.”, comenta o executivo

O Bling tem soluções que auxiliam no acompanhamento e controle do status de contas a pagar e a receber, além da facilidade de gerenciar o fluxo de caixa, controlando despesas e receitas, movimentações financeiras no Caixas e Bancos e a possibilidade de organizar por categoria caso seja necessário. Também há soluções para auxiliar na conciliação bancária e construção do DRE.

A empresa investe continuamente em tecnologia e em processos de automatização, que atendam as necessidades do empreendedor e, desta forma, contribuir para o crescimento do setor. Atualmente, a empresa oferece aos clientes serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.

 

Por fim, leia mais O Mariliense