Confira as melhores sugestões de destinos para viajar em 2023

O fim de ano está chegando e, com ele, muitos viajantes começam a pensar nas férias e destinos para o ano que vem. Nem todos  têm companhia para viajar, mas isso não pode ser um empecilho para o planejamento de viagens incríveis. É recomendável, porém, que quem viaja sozinho se organize ainda melhor e previamente, já que há muito a ser feito. Para começar, é preciso escolher o destino. Buscar roteiros no Brasil ou no exterior? Entrar mais em contato com a natureza ou conhecer lugares históricos?

A lista sugerida por Renata Guedes, fundadora da Single Trips, agência de viagens especializada em solteiros, é ampla e atende a todos os gostos. Confira as melhores sugestões de lugares para quem quer viajar – sozinho ou não – em 2023, segundo a especialista.

Para quem busca conexão com a natureza

De acordo com Renata, o Brasil tem muitos destinos que se destacam para quem busca conexão com a natureza. Entre eles estão Fernando de Noronha, Itacaré, São Miguel do Gostoso, Ilha Grande e Tapiraí. “No geral, são destinos que preservam o meio ambiente ou são mais isolados, ou, ainda, que ficam próximos à Mata Atlântica”, diz.

Para quem gosta de conhecer a história local

Nesse caso, uma das recomendações de Renata é Paraty (RJ), devido ao seu centro histórico. Outra é Porto Seguro em razão da Rota do Descobrimento; e Jalapão, por conta dos quilombos. “Sob o olhar mundial, recomendo Israel mesmo para quem não é religioso, Egito e Grécia por serem berços da civilização, e Peru pelo seu caráter único. Independentemente do destino, acredito que sempre podemos aprender algo em cada local”.

Para quem quer conhecer a neve

Existem destinos próximos ao Brasil. “Um roteiro de sucesso por aqui é o Chile e se trata de uma aposta certeira, principalmente porque, quando vamos, incluímos experiências que vão além das tradicionais.”

Para quem quer conhecer o mar em outros países

A especialista explica que existem verdadeiros paraísos além do Brasil. “Alguns países que citamos com belíssimas praias são Tailândia, Colômbia, Espanha e Itália.”

Para quem quer explorar o mundo após a virada do ano

De acordo com Renata, o fato da Copa do Mundo ser no Qatar dessa vez está fazendo com que mais pessoas estejam com um olhar diferente a respeito de destinos novos. “Países como Emirados Árabes, Egito, Israel, Tailândia e Índia são grandes apostas. Por outro lado, locais como Itália, Grécia e Portugal também são excelentes opções”, diz.

Para quem está sem companhia, mas gostaria de ir em grupo

Nesse caso a Single Trips pode ajudar com qualquer um dos roteiros, já que a empresa presta desde consultoria até a parte logística e, ainda, realiza viagens em grupos reunindo os viajantes. “Nossos grupos são criados para quem quer viajar, mas não tem companhia. Com o passar dos dias, nos tornamos uma verdadeira família e, por isso, é comum retornarem para realizar outros roteiros conosco”, finaliza Renata.

 

Por fim, leia mais O Mariliense