“Bosque dos Pássaros” recebe vistoria técnica e manutenção periódica

O “Bosque dos Pássaros”, plantio temático realizado na zona norte, em parceria com a empresa Danilla Foods Brasil Ltda, recebeu vistoria técnica e manutenção periódica visando o desenvolvimento sadio das plantas.

Integrante do Projeto “Minha Cidade é Verde”, o qual objetiva melhorar a arborização urbana em Marília, o “Bosque dos Pássaros” recebeu a equipe do Programa Município Verde Azul para análise de solo e manutenção do plantio. 

Segundo o responsável pelo expediente da Secretaria do Meio Ambiente, Vanderlei Dolce, todos os plantios realizados através do Projeto “Minha Cidade é Verde” estão recebendo visita técnica para análise e cuidados objetivando o desenvolvimento saudável das plantas.

 “Estamos desenvolvendo diversos projetos que melhoram a arborização urbana em Marília. Destacamos o Minha Escola é Verde, onde plantamos árvores frutíferas e exóticas nas escolas, com participação dos alunos e professores; o Projeto Nascentes, que recupera a mata ciliar dos nossos recursos hídricos; e o projeto Minha Cidade é Verde, que tem ajudado na arborização de praças e áreas verdes, com apoio da população, eliminando pontos de descartes de lixo e melhorando a qualidade de vida em todas as regiões da cidade. 

“O Bosque dos Pássaros recebeu o plantio de uma centena de árvores frutíferas nativas, onde, além de melhorar nossa arborização urbana, irá atrair e cuidar da avifauna, oferecendo alimentos e abrigos a pequenos animais. Este é um trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Município Verde Azul e pretendemos ampliá-lo ao longo do ano vindouro, alcançando o maior número de bairros em nossa cidade, deixando esta herança que refletirá na qualidade do ar durante décadas a nossa população”, afirmou Vanderlei.

O empresário Derci Comandini, CEO da empresa Danilla Foods Brasil Ltda, apoiador do Projeto Minha Cidade é Verde explica a importância da parceria entre as iniciativas público-privadas com apoio da população em ações ambientais.

 “Temos uma cidade linda, com grandes áreas verdes em seu entorno, mas podemos melhorar a vegetação também em nosso centro urbano, recuperando áreas de preservações, praças e nascentes. Este projeto me encanta pelo fato de oferecer alimentos e abrigos aos pássaros e animais silvestres de pequeno porte, como saguis, quatis e macacos-prego, comuns em nossa região. Estamos felizes em participar deste trabalho fantástico que vem sendo desenvolvido na área ambiental em Marília e todos empresários que puderem colaborar de alguma forma aconselho que experimentem essa sensação de envolverem suas equipes em ações ambientais. Acredito que somando esforços poderemos avançar em melhorias na qualidade de vida da população, construindo um meio ambiente saudável e em equilíbrio”, disse Comandini.

Além do “Bosque dos Pássaros”, a equipe do Programa Município Verde Azul desenvolveu o plantio do “Bosque dos Ipês Amarelos”, “Bosque das Flores”, Projeto “minha escola é Verde” e Projeto “Nascentes”, além de diversos plantios que recuperam nascentes e aumentam a arborização em área urbana do município, com apoio da população, através da gestão participativa.

 

Por fim, leia mais O Mariliense