Acim divulga horário do comércio para a quinta-feira de feriado Municipal

A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), está alertando aos consumidores em geral de que as lojas da cidade estarão abertas neste feriado municipal em homenagem a “Imaculada Conceição”, nesta quinta-feira, dia 08, até às 17 horas.

“Na sexta-feira, dia 9, volta o funcionamento até às 22 horas”, disse o presidente da associação comercial local, Adriano Luiz Martins, ao solicitar ajuda dos comerciantes para informarem os consumidores das trocas dos horários nestes dias de dezembro. “Precisamos que todos colaborem para que os consumidores visitem nossas lojas nos horários de funcionamento”, alertou o dirigente ao promover investimento neste sentido por parte da entidade.

Desde 2001 as lojas do comércio de Marília abrem no feriado municipal do dia 08 de dezembro até às 17 horas. Naquela época comerciantes de Marília reclamaram junto a associação comercial de que dia 06 as lojas começavam abrir à noite e no dia 08 tinham que fechar. “O pessoal queria manter o mesmo ritmo de abrir à noite a partir do dia 06 de dezembro até o dia do Natal”, recorda o superintendente da entidade, José Augusto Gomes, que participou desta discussão.

“O então presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, antes de anunciar a abertura, foi conversar com o Bispo na época, Dom Osvaldo Giuntini, e os dois chegaram num acordo”, recordou o dirigente ao lembrar de uma liminar conseguida na Justiça Federal que permitiu o funcionamento das lojas nos feriados de 9 de julho e do dia 08 de dezembro. “A diretoria naquela época considerava prejudicial todas as cidades próximas com o comércio aberto, no período do Natal, e somente Marília, que é polo regional de consumo, estar fechada”, relembrou José Augusto Gomes que vivenciou todo esse comportamento por parte da entidade em favor dos comerciantes.

A luta da entidade em oferecer mais condições de trabalho para o varejo em geral em nada prejudica os comerciários. Lembra José Augusto Gomes que todos os comerciantes que querem abrir no feriado é preciso preencher o Termo de Pagamento de Horas Extras ou o Termo de Compensação do Dia. “É preciso indenizar o funcionário”, alertou o superintendente da associação ao lembrar da obrigatoriedade de se pagar a indenização a título de alimentação que o valor varia de acordo com o tamanho da empresa.

“É preciso pagar no dia do feriado”, frisou José Augusto Gomes ao esclarecer a dúvida de alguns comerciantes. “Uma vez cumprindo com o combinado a empresa evitará aborrecimentos”, acrescentou o dirigente mariliense que em todos os anos tem orientado desta maneira os comerciantes interessados em trabalhar nos feriados e finais de semana, e aqueles que cumprem com a legislação vigente evitam complicações, segundo o dirigente mariliense. “A abertura é facultativa”, avisou ao sugerir um planejamento neste sentido.

No mês de dezembro somente os dias: 01, 02, 05, 27, 28, 29 e 30 serão normais, ou seja, com as lojas abertas em período habitual das 8 às 18 horas. A partir do dia 06, terça-feira, o funcionamento começou a ser diferente para o período de 06 a 26 de dezembro, exceto, dia 11 em que o domingo estará fechado.

“Os demais deste período de 20 dias serão diferenciados, dependendo do dia”, apontou José Augusto Gomes, ao lembrar que nos dias 06, 07, 09, 12,12, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22 e 23 o funcionamento será das 9 às 22 horas. Nos dias: 03, 08, 10, 17, 18 e 24 o funcionamento será das 9 às 17 horas. No dia 26 será das 12 às 18 horas. “Dia 25 obviamente estará fechado e no dia 31 será das 9 às 13 horas”, explicou.

 

Por fim, leia mais O Mariliense