Junta Militar convoca os reservistas de cinco anos consecutivos para o EXAR 2022

A Junta do Serviço Militar (JSM), que fica na rua 15 de Novembro, 650, em frente ao Mercadão Municipal, no centro de Marília, está convocando os reservistas dos últimos cinco anos, para a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2022.

A apresentação será realizada da seguinte forma: Pessoalmente – até o dia 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e Pela Internet – até o dia 31 de janeiro de 2023, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu. No caso do Exército, a opção pela internet é: www.exarnet.eb.mil.br . Caso o reservista se apresente depois do período normal será cobrada uma multa.

Em Marília deverão fazer o EXAR 2022 todos que serviram o Tiro de Guerra nos últimos cinco anos; os policiais militares que saíram da corporação e também ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos; entre outros.

A JSM de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1363.

O EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte por meio do EXARNET ou de forma PRESENCIAL no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos.

A atividade, deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados.

Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (Praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas. O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento.

O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em lei.

QUEM DEVE SE APRESENTAR NO EXAR

Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre, que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive):

– Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
– Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente;
– Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido;
– Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
– Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em “Situação Especial “; e
– Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido.
A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 (quatro) primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.

 

Por fim, leia mais O Mariliense