Hoje é dia: solidariedade e migração marcam semana da véspera de Natal

Sob o clima das vésperas de Natal e das outras festas de final de ano, temáticas de valor social marcam a semana em todo o mundo. Pelo menos dois assuntos estão interligados e e tocam fundo cada um de nós.  Migração e solidariedade.

Neste domingo (18), há uma reflexão importante em relação ao Dia dos Migrantes. Já o dia 20 de dezembro é internacional da solidariedade humana, tema que não deve estar restrito ao espírito natalino, mas que costumeiramente se aflora em meio a sentimentos decembrinos. ssista ao programa abaixo:

Se há apoio no Brasil, existem aqueles compatriotas que vão longe. A Agência Brasil publicou reportagem especial sobre ações humanitárias em diferentes partes do mundo no começo da pandemia e conta histórias de brasileiros que fizeram do apoio ao próximo a própria razão de existência.

Em 2022, o Caminhos da Reportagem também tratou de pessoas refugiadas venezuelanas, como é o caso da comerciante Yurisbel Lopes que chegou com dois filhos ao Brasil pela fronteira em Roraima.

 Em três malas, trouxe o que restou da vida. “Nessa estão as minhas roupas, nesta, a das crianças, na outra, os sapatos”. Ao todo, neste ano, mais de  717 mil venezuelanos entraram no Brasil de janeiro de 2017 a março de 2022. Confira o programa:

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Agencia Brasil