Ano Novo deve levar 900 mil veículos para as estradas

As festividades para a passagem de ano deverão levar para as estradas cerca de 900 mil veículos. A estimativa é da Eixo SP Concessionária de Rodovias que dará início à Operação Ano Novo na sexta-feira, a partir da 0h, e seguirá com o reforço para o atendimento ao usuário até na segunda-feira (2), à meia-noite.

A expectativa é que a movimentação mais intensa de veículos ocorra na volta do feriado. Por isso, a Operação irá se estender até o fim da noite de segunda-feira. De acordo com o gerente de Operações, Paulo Balbino, muitos usuários que saíram de viagem para o Natal retornarão apenas após o Ano Novo, o que deverá deixar as estradas mais movimentadas no início do ano.

Durante o período de vigência da Operação Ano Novo, a Eixo SP reforçará suas equipes operacionais para manter a rapidez no atendimento aos usuários. Informações sobre as condições de tráfego serão exibidas nos painéis eletrônicos instalados ao longo dos 1.221 quilômetros sob responsabilidade da Concessionária. Serviços de guincho e equipes de resgate para atendimento pré-hospitalar estarão à disposição dos usuários. O serviço de atendimento poderá ser acionado pelo telefone 0800 170 8998.

Com mais veículos circulando nas rodovias, a Concessionária recomenda cautela redobrada aos motoristas. Um ponto que sempre exige atenção é para o limite de velocidade nas cabines de pedágio. A velocidade máxima permitida nas vias automáticas de cobrança é de 40 km/h. Trafegar acima deste limite gera multa. Os motoristas precisam ficar atentos também à distância do veículo que está à frente. O distanciamento diminui o risco de colisão, caso o veículo da frente fique preso na cancela.

Outro aspecto que precisa ser observado pra quem pretende pegar a estrada neste fim de ano é a revisão do veículo. Detalhes como o nível de óleo, de água, a calibragem dos pneus, a condição dos faróis, entre outros itens importantes, não podem passar despercebidos. Durante a viagem, cuidados como o uso do cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, respeitar o limite de velocidade e realizar ultrapassagens apenas em locais permitidos ajudam a garantir um passeio seguro.

Em razão do aumento do volume de tráfego, a execução de obras terá programação restrita e será realizada apenas em casos emergenciais e nas datas e horários em que o fluxo esteja com situação normalizada.

 

Por fim, leia mais O Mariliense