ATRIZ E DIRETORA MARIA ALICE VERGUEIRO MORRE AOS 85 ANOS

Morreu na manhã desta quarta-feira (3) em São Paulo, a atriz e diretora de teatro, Maria Alice Vergueiro, de 85 anos. A artista estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas com um quadro grave de pneumonia, desde o dia 29 de maio.

Com mais de 50 anos de carreira, atriz é considerada uma das damas do teatro brasileiro, tendo atuado em algumas das mais importantes companhias teatrais de São Paulo, como o Teatro de Arena, Teatro Oficina e o Teatro do Ornitorrinco, o qual foi uma das fundadoras ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia. Maria Alice também fez parte de grandes montagens do teatro brasileiro, como “O Rei da Vela” de 1967, “Galileu Galilei” de 1975 e “A Ópera do Malandro” de 1978.

Na televisão a atriz chegou a fazer a novela “Sassaricando” em 1987 na Rede Globo. Toda a versatilidade de Maria Alice fez com que ela protagonizasse um curta metragem de ficção que se tornou um dos primeiros virais da internet brasileira em 2006, chamado “Tapa na Pantera” e dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes. O curta foi apresentado no 14º Festival de Gramado, na categoria independente, mostrando com muito humor uma senhora que há 30 anos fuma maconha e fala sobre suas experiências com a droga, o personagem foi criado pela própria Maria Alice, que ganhou bastante popularidade na época.

Em 2016 ela protagonizou o curta-metragem Rosinha, dirigido por Gui Campos e que recebeu mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Especial do Júri no 44º Festival de Gramado.

A atriz nasceu em São Paulo em janeiro de 1935, chegou a se formar em pedagogia e trabalhar como professora universitária, mas foi nos palcos do teatro, no cinema e na televisão que Maria Alice Vergueiro construiu sua extensa carreira.