Bebê de 2 meses morre após ingerir colírio vendido errado em Farmácia

Um bebê de apenas 2 meses de vida bebeu colírio para glaucoma ao invés de bromoprida (medicamento para enjoo) e acabou morrendo no último domingo (5), na cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

O colírio “tartarato de brimonidina”, foi vendido para o avô paterno do bebê, que foi até a farmácia Ultra Popular e entregou a receita para o atendente, e foi neste momento que o erro do funcionário aconteceu. Na receita estava prescrito o remédio para enjoo, mas ele entregou o colírio para o avô da criança, de acordo com a mãe de Ravi, Emanuely Fonseca.

Na bula do medicamento consta a contraindicação para menores de 2 anos além da indicação de efeitos colaterais como dificuldade na respiração, diminuição no batimento cardíaco e coma.

De acordo com a mãe de Ravi Lorenzo, o bebê estava bem antes da ingestão do medicamento e o mal-estar começou logo após o ocorrido. O colírio é contraindicado para menores de dois anos de idade.

Segundo o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), não havia nenhum erro na receita e a letra do médico estava legível. Ainda segundo o órgão, um fiscal da instituição vai até a farmácia para apurar se no momento da venda do medicamento havia algum farmacêutico no local.

Farmácia

Em depoimento à Polícia Civil, a gerente da farmácia afirmou que o atendente estava seguro de ter vendido o remédio correto para o avô do bebê.

A drogaria informou ainda que vai contribuir com as investigações e ajudar a esclarecer os fatos. Foram solicitados pela Polícia, os contratos de trabalho de todas as pessoas que trabalham na Farmácia, inclusive do atendente que entregou o medicamento para a família de Ravi, para saber se ele era farmacêutico, atendente ou se tinha outro cargo.

Está sendo investigado se o funcionário vendeu o remédio errado e se um farmacêutico supervisionou o momento da venda. Caso o erro seja identificado, o atendente poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Nota da farmácia Ultra Popular

“A Drogaria Ultra Popular, sediada na cidade de Formosa- GO, através de sua defesa constituída, vem por meio desta informar que, sobre o infeliz fato ocorrido no ultimo dia 04/03/2023, este está sobre devida apuração das autoridades competentes, e, com comprometimento, respeito, lisura e transparência.

A Drogaria Ultra Popular informa que estará, sempre que solicitada, contribuindo para com as investigações, a qual trará os devidos esclarecimentos sobre os fatos em questão. Dessa forma, a Drogaria Ultra Popular, refuta qualquer juízo de valor antecipado e se solidariza com a perda e familiares.”

Por fim, leia mais O Mariliense

Informações: G1